Geral
Encontro Estadual de Produção Cultural comemora os 104 anos do Deodoro
O Teatro Deodoro completa neste sábado, 15 de novembro, mais um ano de muita história e arte. O mais tradicional palco alagoano chega aos 104 anos consolidando-se cada vez mais como a casa do artista alagoano. Para comemorar, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e a Kalango Música promovem a primeira edição da ‘Ostra Musical – Encontro Estadual de Produção Cultural’.
Com mesa redonda, cases e palestras, o evento discute as diretrizes da produção cultural em Alagoas, trazendo nomes de relevância na área. O encontro tem início às 9 horas deste sábado (15), com o credenciamento dos participantes e a formação de uma mesa redonda com vários convidados, sob o tema “Produção Cultural em Maceió e Editais – Análise Artística e de Mercado”. Na sequência, uma palestra dos produtores Cai Costa e Arnaud Borges discute a cena independente local.
Na parte da tarde, o Coletivo Popfuzz apresenta o case “Vida em Coletivo Cultural”, seguido da palestra “A Produção Musical em Maceió, profissional ou amadora?”, com o músico e produtor Sapulha. Victor Almeida, produtor e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também integra a programação, com o tema “Valorizando as pequenas experiências musicais”. Um show do cantor Wado no palco do Teatro Deodoro encerra o evento.
Ostra
‘Ostra Musical’ é uma marca de desenvolvimento cultural no segmento música voltada a bandas, shows e festivais, com o objetivo de alimentar o conhecimento de artistas, produtores, bandas e gestores culturais, além do próprio público. O objetivo do encontro é incentivar o artista a viver de sua arte, além de mostrar ao público alagoano o espírito cultural, a curiosidade do olhar crítico e o foco em conhecer novos trabalhos.
O local escolhido é um dos palcos mais democráticos do Estado: o Teatro Deodoro, que comemora exatamente no dia 15 de novembro seus 104 anos de existência. Solo sagrado para a cultura alagoana, o local tem sido palco de peças clássicas e shows musicais modernos, tendo importância fundamental para arte nordestina. As inscrições para a ‘Ostra Musical’ custam R$ 20,00 e podem ser feitas no Teatro Deodoro, inclusive na hora do evento.
PROGRAMAÇÃO
9h – Credenciamento
9h30 às 11h – Mesa Redonda
Tema: Produção Cultural em Maceió e Editais – Análise de Mercado e Artística
Mediador: Marcos Sampaio (FMAC)
Com Felipe Carvalho (Maikai), Caíque Guimarães (PopFuzz Coletivo), Nando Magalhães (vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió), Márcio Mrotzeck (Revista Oush Brasil), Naná VillaLobos (Escola de Música Villa Lobos), Vinícius Palmeira (presidente da FMAC)
11h às 12h30 – Palestra
Tema: (IN) dependente
Palestrante: Cai Costa e Arnaud Borges
14h às 16h – Case
Tema: Vida em Coletivo Cultural – Produzindo com muitos para atender a todos
Palestrante: Popfuzz
16h às 17h30 – Palestra
Tema: A Produção Musical em Maceió, profissional ou amadora? Porque é preciso um profissional no processo
Palestrante: Emmanuel Miranda (Sapulha)
17h30 às 19h – Case
Tema: Porto Musical
Palestrante: Melina Hickson
19h30 às 20h30 – Apresentação
Tema: Valorizando as ‘pequenas’ experiências musicais
Palestrante: Victor Almeida
20h30 às 21h – Apresentação
Tema: Ostra Musical 2015
Palestrante: Cai Costa
21h30 – Show com Wado
SERVIÇO
Teatro Deodoro
Ostra Musical – Encontro Estadual de Produção Cultural (show de encerramento com Wado)
Data: 15 de novembro (sábado)
Horário: a partir das 9 horas
Inscrições: R$ 20,00
Local de inscrição: Teatro Deodoro
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
2NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia
-
5MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos