Geral

Técnicos discutem desafios no campo profissional para pessoas com deficiência

15/11/2014
Técnicos discutem desafios no campo profissional para pessoas com deficiência

Técnicos foram informados sobre a implementação da Prestação Continuada em Alagoas (Foto: Ascom Seades)

Técnicos foram informados sobre a implementação da Prestação Continuada em Alagoas (Foto: Ascom Seades)

  Técnicos municipais participaram na manhã desta sexta-feira (14) de reunião em que foram orientados sobre a implementação do Benefício de Prestação Continuada para o Trabalho (BPC Trabalho) em Alagoas. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A meta do programa é direcionar os atendidos pelo BPC Trabalho, preferencialmente na faixa etária entre 16 e 45 anos, para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Aceso ao Técnico e Emprego (Pronatec).
“Nossa missão é ajudar estas pessoas. A finalidade é inseri-las na educação profissionalizante para, posteriormente, garantir o direito social delas ao trabalho, de forma a proporcioná-las vivências específicas da atividade profissional”, ressaltou a técnica de referência do BPC, Viviane Gusmão.
O BPC Trabalho tem como finalidade promover a elevação da qualidade de vida e dignidade do seu público beneficiário – idosos e pessoas com deficiência, que estão em situação de vulnerabilidade social – garantindo-lhes acesso e permanência no mercado de trabalho.
O BPC é de responsabilidade dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação, da Saúde e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em parceria com a Seades e os municípios.
Ao todo, representantes de 10 municípios compareceram ao encontro. Foram eles Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Rio Largo, levando suas dúvidas e compartilhando experiências relacionadas ao tema.