Geral
Alagoas discute estratégia de assistência farmacêutica para usuários do SUS


Diretora Erivanda Meireles disse que eventos vão discutir o que o usuário conseguiu de direitos nestes dez anos (Foto: Olival Santos)
Coordenadores de Assistência Farmacêutica, técnicos de Atenção Básica e Vigilância à Saúde, conselheiros e representantes dos usuários, (a exemplo dos presidentes das associações) de medicamentos e do Sistema Único de Saúde (SUS) participam nesta segunda-feira (24) de três eventos simultâneos sobre Assistência Farmacêutica de Alagoas. O evento acontece das 8h às 17h30, no Hotel Jatiúca, em Maceió.
Durante os dois dias, serão realizados o I Seminário Estadual Estratégico; a Oficina de Avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e o III Encontro de Coordenadores Municipais.
De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Erivanda Meireles, na segunda-feira serão discutidos, entre outros assuntos, Desafios e perspectivas da organização e gestão da logística do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.
O tema será tratado por Luis Costa, coordenador de Medicamentos e Insumos Estratégicos da Assistência Farmacêutica (DAF), do Ministério da Saúde. No mesmo dia, serão tratadas questões relacionadas ao tratamento de tuberculose, hanseníase, desnutrição infantil e outras doenças de veiculação hídrica, além do controle rigoroso na destinação do talidomida, que é o medicamento sedativo, anti-inflamatório e hipnótico.
Devido aos efeitos teratogênicos, tal substância deve ser evitada durante a gravidez e em mulheres que podem engravidar, pois causa má-formação ou ausência de membros no feto. Ainda na tarde da segunda (24), o evento será voltado para os profissionais das maternidades que trabalham com o medicamento palivizumade, para o tratamento preventivo do Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A ideia é discutir o fluxo de dispensação e administração deste medicamento. No mesmo dia, serão discutidos a implantação do Hórus (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica) nos municípios; o Qualifa (Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica) e outras questões relacionadas à gestão de medicamentos.
Na terça-feira (25), será discutida a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF): reflexões e perspectivas. Esta discussão deve mobilizar usuários, gestores de saúde e entidades farmacêuticas. “A política foi uma resolução de nº 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde e vamos discutir o que o usuário conseguiu de direitos nestes dez anos, bem como sobre os avanços no uso racional de medicamentos e os desafios para o futuro”, destacou Erivanda.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
5Crônica
E o imperador foi embora