Cidades
Arapiraca: Unidades do CRAS recebem alimentos pelo PAA municipal
Desde o dia 18 deste mês de novembro, a Prefeitura de Arapiraca retomou os trabalhos no tocante à distribuição de alimentos para as instituições que atendem à população com risco de segurança alimentar e nutricional.
Às segundas-feiras, os 391 produtores rurais, cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), enviam seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Arapiraca e, todas as terças, 36 instituições vão recolhê-los.
Oito delas são os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Batingas, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Canafístula, Itapoã, Mangabeiras, Manoel Teles, Planalto e Jardim das Paineiras, que recebem ao todo, semanalmente, 449 quilos de alimentos.
Segundo a coordenadora dos CRAS, Márcia Cristiane Silva, as ações dos centros estão sendo fortalecidas com a colaboração do PAA municipal. “As crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos [SCFV, de zero a seis anos de idade], que participam das nossas atividades, desfrutam deste modo de uma alimentação de qualidade”, diz ela.
Com uma média de dois mil atendimentos ao mês, estas oito unidades espalhadas pelo município realizam diversos grupos de vivências e acompanhamentos assistenciais e psicológicos com as famílias das localidades.
Cada CRAS recebe, em quantidades semanais, abacaxi (150 kg); abóbora (25 kg); alface (8 kg); batata doce (65 kg); berinjela (25 kg); bolo de macaxeira (3 kg); cebolinha (7 kg); coentro (5 kg); couve (6 kg); farinha de mandioca (16 kg); feijão carioca – tipo 1 (15 kg); feijão de corda (15 kg); goiaba (11 kg); inhame (20 kg); laranja (10 kg); macaxeira (55 kg); pimentão verde (16 kg); quiabo (7 kg); e tomate (12 kg).
O galpão da Compra Direta Local – Central de Distribuição Arapiraca-AL, localizado na Rua Dom Jonas Batingas, bairro de Ouro Preto, é o ponto de coleta destes alimentos do PAA, programa este que ajuda também diretamente o agricultor familiar.
Isto se dá graças ao termo de adesão formalizado entre a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Plano Brasil Sem Miséria.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5
Instituição Amigos do Bem lança livro sobre seu trabalho de 20 anos no sertão nordestino

