Geral
Defensoria realiza mais de 140 atendimentos em Batalha e Jacaré dos Homens

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas encerrou nesta quinta-feira (27) os atendimentos realizados pelos defensores públicos na Comarca de Batalha, por meio do programa “Expresso da Cidadania”, unidade itinerante que oferece os serviços da instituição aos municípios que ainda não contam com órgão de atuação instalado. Nesta terceira edição do programa, que começou na terça-feira (25), foram registrados 142 atendimentos, sendo 15 deles na área criminal.
Conforme o defensor público e coordenador do programa, André Chalub, a presença da Defensoria Pública na comarca de Batalha foi de extrema importância. “Tivemos a oportunidade de atender a população de Batalha e de Jacaré dos Homens. Os atendimentos realizados acabaram por dar vazão à demanda congestionada na Comarca”, disse o defensor.
Durante a estada da Defensoria no município, os defensores públicos atentaram para a situação de detento oriundo da Comarca de Batalha e recolhido ao sistema prisional há mais de um ano. “Essa prisão é ilegal. O fato criminoso ocorreu em 2010, ocasião em que o cidadão era menor de idade e, portanto, inimputável”, disse o defensor público André Chalub, ressaltando que o pedido de habeas corpus já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça.
A defensora pública Bruna Rafaela destacou uma situação que aconteceu na região. “Encontramos um sério problema social na cidade. Aproximadamente 16 famílias nos apresentaram o receio de perderam suas moradias em razão de penhoras dos imóveis decorrentes de dívidas de uma antiga indústria local. Entre essas famílias, há pessoas que construíram seus imóveis há mais de 20 anos, detendo, inclusive, documento que lhe assegura a posse da área. Para resguardar o direito de todos, todas as medidas judiciais pertinentes já estão sendo tomadas”, informou.
Já para o defensor público Fabio Lima, os resultados desta semana de trabalho foram positivos, tendo sido um evento bastante produtivo. “É muito importante levar apoio e a cidadania à população carente de todas as cidades do Estado”, frisou.
No total, os atendimentos da Defensoria Pública resultaram em 53 ações cíveis ajuizadas, quatro pedidos de habeas corpus e sete pedidos de liberdade provisória. O próximo destino do Expresso da Cidadania será a Comarca de São Luiz do Quitunde, no próximo mês de dezembro.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?