Cidades

Caminhão leva artesanato alagoano para exposição à cidade de Coruripe

01/12/2014
Caminhão leva artesanato alagoano para exposição à cidade de Coruripe
Caminhão “Alagoas à Mão Itinerante” parte para exposição em Coruripe mostrando diversidade do artesanato alagaono (Foto: Ascom Seplande)

Caminhão “Alagoas à Mão Itinerante” parte para exposição em Coruripe mostrando diversidade do artesanato alagaono (Foto: Ascom Seplande)

Devidamente equipado com mais de 500 peças produzidas por artesãos de diferentes lugares do Estado, o caminhão “Alagoas à Mão Itinerante” parte a caminho do seu novo destino. Em comemoração à festa de Nossa Senhora da Conceição, o município de Coruripe receberá, durante os dias 5 e 8 de dezembro, peças de profissionais de outras cinco cidades, além de expor e comercializar a sua produção artesanal, que é a segunda maior do Estado.
Com trajetória que passa por cinco municípios em apenas três meses, o caminhão chega a Coruripe levando diversidade do artesanato alagoano, atuando como uma espécie de vitrine itinerante para a população e visitantes. Ao longo dos três dias de evento, o trabalho dos profissionais de Maceió, Boca da Mata, Maravilha, Batalha e Feliz Deserto vai ser representado através dos produtos que englobam desde o filé, miniatura de madeira, bordado redendê até o patchwork, sandália xô boi e sabonete de leite de cabra.
Tradicionalmente conhecida pela elaboração de peças à base de fibra de ouricuri e palha de bananeira, o município de Coruripe proporciona aos seus artesãos não apenas melhoria do lucro das vendas, como também novas possibilidades de negócios dentro do mercado competitivo. Seja na orla da cidade durante o dia ou no Centro pelo período da noite, o artesanato alagoano ganha visibilidade e maior participação frente à cadeia produtiva.
Para a diretora de Design e Artesanato da Secretaria do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles, ao percorrer diferentes destinos, a produção artesanal alagoana passa a ser vista sob diferentes públicos e cenários. “Além de descobrirmos novos talentos em cada região que visitamos, o caminhão proporciona uma nova dimensão ao segmento do artesanato, ao evidenciar aqueles municípios mais distantes, que antes não conseguíamos alcançar”, destaca.