Geral
Lei veta propaganda de cigarro e prevê punições para comerciantes


A partir desta quarta-feira (3), as Vigilâncias Sanitárias deverão fiscalizar e autuar os estabelecimentos que infringirem a legislação (Foto: Carla Cleto)
A Lei que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país entra em vigor nesta quarta-feira (3). Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 e regulamentada em 2014, fica proibido fumar cachimbos, charutos, cigarrilhas e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.
Os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem a norma podem ser multados e até perder a licença de funcionamento. A regra também acaba com os fumódromos e com a propaganda comercial de cigarros até mesmo em pontos de venda, onde era permitida a publicidade em displays. Fica permitida a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo.
Além disso, os fabricantes terão que aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais. “A partir desta quarta-feira (3), as Vigilâncias Sanitárias deverão fiscalizar e autuar os estabelecimentos que infringirem o artigo 49 da lei federal 12.546. O tabagismo exige providência de toda a sociedade”, alertou a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal