Cidades

I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano é realizado em Arapiraca

01/12/2014
I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano é realizado em Arapiraca
O objetivo do evento foi divulgar o cultivo do abacaxi, que dentre as frutas produzidas na região, é a cultura de mais expressividadeO objetivo do evento foi divulgar o cultivo do abacaxi, que dentre as frutas produzidas na região, é a cultura de mais expressividade   - Foto: Lourdes Rizzatto

O objetivo do evento foi divulgar o cultivo do abacaxi, que dentre as frutas produzidas na região, é a cultura de mais expressividadeO objetivo do evento foi divulgar o cultivo do abacaxi, que dentre as frutas produzidas na região, é a cultura de mais expressividade – Foto: Lourdes Rizzatto

O I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano, realizado durante toda esta sexta-feira (28) em Poção, zona rural de Arapiraca, reuniu produtores rurais, presidentes de associações, líderes comunitários, artesãos e autoridades de sete municípios do Agreste que estão inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL). O objetivo foi divulgar o cultivo do abacaxi, que dentre as frutas produzidas na região, é a cultura de mais expressividade.
De acordo com Rosete Albuquerque, gestora do APL Fruticultura do Agreste, o evento também tem a finalidade de promover a troca de informações e experiências entre produtores, técnicos e representantes dos diversos setores que diretamente estão ligados às questões do campo.
“É um momento de valorizar a cultura do abacaxi, bem como, de estreitar os laços e estabelecer negócios futuros nesse segmento agrícola” afirmou Rosete Albuquerque.
Segundo a presidente da Associação de Mini e Pequeno Produtor de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA), Judite Caetano, cerca de 300 produtores trabalham com a cultura do abacaxi no Agreste. A realização desse primeiro festival é uma valorização às centenas de famílias que, tradicionalmente, cultivam a fruta e garantem o sustento de seus lares.
“Mesmo com todas as dificuldades que os agricultores familiares enfrentam no dia a dia, a produção do abacaxi é uma tradição que vai passando de geração em geração. Esse festival é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos esses agricultores” afirmou Judite Caetano.
Durante o evento, artesãos dos municípios que fazem parte do APL Fruticultura do Agreste expuseram suas peças de artesanato, entre eles, as do município de Taquarana, que apresentaram a cerâmica produzida numa comunidade quilombola; do município de Coité do Noia, que trouxeram tapetes em tecido; e ainda, as esculturas em ferro, dos artesãos de Limoeiro de Anadia.
“O Sebrae participa do APL desenvolvendo ações de gestão, consultoria nas áreas de planejamento, acesso a mercados e inovação tecnológica, contribuindo no desenvolvimento social e econômico dessa região” afirmou Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas.

    APL Fruticultura

O APL Fruticultura do Agreste foi criado há um ano e engloba os municípios de Arapiraca, Taquarana, Coité do Noia, Limoeiro de Anadia, Igaci, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Cerca de mil produtores rurais cultivam abacaxi, graviola, pinha e caju nesses sete municípios do Agreste.
A maior produção do cultivo do abacaxi é na comunidade Poção, zona rural de Arapiraca. A estimativa da safra de 2013/2014 é de R$ 1,2 milhão de frutos cultivados, em uma área de 50 hectares, gerando uma produtividade de 25 mil frutos por hectare.