Geral
Cultura afro é tema de feira em escola estadual de Delmiro Gouveia

Africanidade. Este é o tema da 4ª Feira de Cultura da Escola Estadual Delmiro Gouveia, que começou nesta quinta-feira (4) e termina na noite desta sexta-feira (5). De acordo com a diretora-geral da Escola, Lucrécia Rodrigues, o evento envolve todas as turmas e todos os 360 alunos da escola, que oferece ensino fundamental de 6º ao 9º ano.
“Com base na pesquisa do tema central, os alunos desenvolveram trabalhos com vários subtemas, como musicalidade, ritmos e cultura afro, culinária, religião de matriz africana, filhos ilustres e demais manifestações culturais e esportivas do povo negro, como a capoeira e afoxé”, explicou Lucrécia, acrescentado que a feira é voltada aos familiares e amiga dos alunos.
Envolvida nos preparativos do estande da turma, dedicado ao Navio Negreiro, a aluna Laís Gomes, de 16 anos, disse que a pesquisa fez com que ela se interessasse mais pela cultura afro. “A gente só se dá conta do sofrimento dos africanos quando tem acesso à poesia de Castro Alves, Navio Negreiro”, destacou a aluna do 9ª ano.
Outros alunos destacaram também a importância da feira, cujo objetivo é combater o preconceito e destacar a qualidade da cultura africana praticada no Brasil. Em uma faixa, na entrada da Feira, os alunos deixaram o recado: “Engana-se quem pensa que a luta acabou. Os ideais de Zumbi continuam mais vivos do nunca”.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
4DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?