Geral

Pescadores e marisqueiras reconhecem avanços da categoria no atual governo

09/12/2014
Pescadores e marisqueiras reconhecem avanços da categoria no atual governo

Governador Teotonio Vilela durante homenagem de pescadores e marisqueiras (Foto: Neno Canuto)

Governador Teotonio Vilela durante homenagem de pescadores e marisqueiras (Foto: Neno Canuto)

O governador Teotonio Vilela Filho foi homenageado nesta terça-feira (9) pela classe dos pescadores, através da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal) como forma de reconhecimento ao trabalho e investimento realizados em diversas colônias durante o seu mandatos.
“Passei parte da minha infância na beira das lagoas Manguaba e Mundaú. Vem daí, desde então, o meu respeito, afeto e admiração pelos pescadores. Hoje recebi, com muita honra, homenagem de pescadores e marisqueiras em agradecimento ao meu governo, pela criação da Secretaria de Estado da Pesca e das políticas públicas de apoio e de investimentos à pesca artesanal e às colônias”, disse o governador.
Durante o evento, o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Cantídio Freitas, falou sobre alguns projetos implementados pela pasta, como as capacitações para a manutenção dos motores das embarcações e a viabilização de recursos através do Fecoep para a aquisição de equipamentos, entre outras ações. “Trabalhamos com projetos de inclusão social produtiva gerando renda e dignidade para os pescadores, que a cada dia que passa estão alcançando mais espaço”, afirmou Cantídio.
Alagoas foi o primeiro Estado do Brasil a ter uma pasta voltada para a pesca e a classe reconhece. “A nossa Colônia é muito grata ao governador. Ganhamos um Telecentro, a construção de uma nova balança, uma secretaria de Pesca e a de Articulação Social, que sempre facilitou a relação dos trabalhadores com o Governo. Esperamos que o próximo governo dê segmento aos projetos atuais, pois, independente de partido político, temos um partido chamado pesca”, expôs a presidente da colônia de pescadores Z1, Cida.
A Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal) tem 40 colônias associadas, conta com mais de 40 mil pescadores e marisqueiras. São pais de famílias humildes e mães guerreiras que fazem a pesca render 1,3% de todo o pescado brasileiro.