Artigos

Terra dos marechais

24/12/2014
Terra dos marechais

    Desde cedo, aprendi que haver nascido na Terra dos Marechais é um motivo de subida honra porque este nome decorre do fato de a República brasileira haver sido proclamada por um alagoano, o Marechal Deodoro da Fonseca, nosso primeiro Presidente, substituído por outro, o Marechal Floriano Peixoto.
Numa mudança tão significativa quanto a transformação de um Regime Monárquico e consequentemente hereditário, em democracia, com renovação de mandatários a cada quatro anos, através de eleições, vislumbra-se um passo gigantesco para que nosso país figurasse no rol dos que, com direito à escolha de seus mandatários, ficasse posicionado entre os cultores da liberdade, como um Direito adquirido, sem a necessidade de derramar-se o sangue de nossos patrícios.
Desde então, a história de Alagoas afirmou-se como um sinônimo de coragem e luta, ratificando o que já acontecera em outros momentos singulares, como na luta pela abolição da escravatura quando coube a outro alagoano, Zumbi, liderar o Quilombo dos Palmares, marco indelével do movimento de revolta que culminou com a libertação dos negros, no Brasil.
Não é por acaso, pois, que a mais alta Comenda alagoana foi batizada de Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. Merecê-la significa impar dignidade, porque subtende que o direito de ostentá-la impõe, a quem a merece, o consequente dever de dignificá-la, perpetuando no tempo as glórias de nossos ancestrais que a nominaram.
Sensibilizado, por tudo isto, recebi a comunicação de que o Governador Teotônio Vilela, ao apagar das luzes de seu segundo mandato governamental, incluíra meu nome entre os agraciados com a singular honraria e aqui estou, emocionado e feliz, para, recebendo-a, agradecer a gentileza da lembrança. A partir deste momento, somarei, às inúmeras homenagens que a vida já me concedeu, também a posse desta última que, espero, dignificará as demais.
Feliz é o homem que, ainda em vida, faz jus a tão relevante homenagem, geralmente reservada aos que que já completaram sua trajetória terrestre.
Que esta Medalha, assim como as palavras justificadoras de sua outorga, represente uma valiosa herança que legarei a meus descendentes porque, se os bens materiais se podem dilapidar com o passar dos anos, esta Comenda será tanto mais valiosa quanto mais idosa se tornar.