Cidades
Arapiraca: Educação avalia indicadores para planejar metas do ano de 2015
A manhã e tarde desta sexta-feira (9) foi para análises aprofundadas no que concerne o planejamento e orçamento voltados à Educação de Arapiraca neste ano que se passou. A partir deste paralelo, assim, poderá serem feitos os de 2015.
O encontro de gestores, chefes de departamentos, servidores e a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, aconteceu no cine teatro do Planetário Digital Municipal, no Lago da Perucaba.
Foram explanados os enfoques tidos em 2014, dados de orçamento, infraestrutura nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI), apontamentos sobre o Selo Unicef, matrículas escolares e portarias internas.
Como realização no ano passado, a secretaria fez reformas, manutenção, reparos e início de construção de algumas unidades de ensino, como o CAIC Pontes de Miranda; as Escolas Municipais Ana Rita de Cássia, Otávio Lourenço de Souza, Pedro Aristides, Germino Pedro, 31 de Março, Enéas Benedito, João Saturnino e Cônego Epitácio; creches Eurides Correia, Joana Santana, Zélia Barbosa Rocha, Bom Jardim, Planalto, Canafístula e Verdes Campos; e cobertura de quadras esportivas na Brisa do Lago e Canafístula.
Para atender a demanda de alunos da Rede Municipal de Ensino – 746 deles da zona urbana e 2.456, da rural –, foram disponibilizados 15 ônibus oficias – outros 26 trabalham para cooperativas.
“Nós analisamos as metas para melhoras o desempenho do setor em nosso município, avaliando índices de evasão, formação de professores e infraestrutura nas escolas, por exemplo, que graças ao empenho da prefeita Célia Rocha têm tido números positivos. A partir disso, montaremos um organograma da secretaria, a começar com a Agenda de 100 Dias, que se estenderá até abril. Será nela que faremos todo o nosso planejamento estratégico para este ano”, diz a secretária Ana Valéria Peixoto.
Plano
Desde a última terça-feira (6), está havendo toda uma adequação do Plano Municipal de Educação em encontros que vêm sendo realizados na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha.
Foram traçados, nestas terça, quarta (7) e quinta-feiras (8), tópicos para os Ensinos Fundamental e Médio, Educação Infantil, Educação Superior, Gestão e Financiamento e Valorização Profissional.
Quando adequado nestas reuniões entre gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino, o plano será o instrumento norteador das políticas públicas para o setor em Arapiraca.
O Plano Municipal de Educação vai determinar as metas e as estratégias das ações na educação escolar, algo que a prefeita Célia Rocha prima, colocando este segmento em primeiro plano. A partir daí, serão estabelecidas metas para a garantia do direito à educação, desde a educação infantil até o ensino superior.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
3A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
4ACIDENTE
Adolescente morre ao perder controle de motocicleta em Arapiraca
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui