Geral
Renan Filho prestigia posse do corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado


“O norte dessa Corte e o nosso deve ser o bem da população”, afirmou o governador Renan Filho durante solenidade (Foto: Márcio Ferreira)
O governador Renan Filho esteve presente, nesta quarta-feira (14), na posse do corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). A Corte, para o biênio 2015/2016, terá como presidente o conselheiro Otávio Lessa e vice-presidente Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque. Na ocasião, foi transmitido o cargo de corregedor geral a Luiz Eustáquio Toledo e de diretor da Escola de Contas a Anselmo Brito.
O papel do Tribunal de Contas foi destacado pelo chefe do Executivo de Alagoas. “É de fundamental importância a atuação dessa Corte. Pautados pela transparência e rigor, os conselheiros têm a função, prevista constitucionalmente, de fiscalizarem os atos da Administração Pública”, explicou Renan Filho.
A relação entre o Executivo e o Tribunal de Contas, para o governador, deve ser de total independência. “Não há mais espaço para paternalismo, interesses pessoais. O norte dessa Corte e o nosso deve ser o bem da população”, foi enfático.
No discurso de posse, o novo presidente do TCE/AL Otávio Lessa, com uma trajetória de 12 anos na Corte, detalhou a árdua tarefa dos conselheiros e demais servidores que compõem o Tribunal. “Não se trata de analisar apenas gastos, emissão de notas fiscais. Trata-se de avaliar a aplicação correta desses recursos (públicos), se foram investidos em benefício da população, dessa sociedade que paga impostos e quer retorno em obras e serviços de qualidade”, disse.
Otávio Lessa ainda completou: “O resultado desse trabalho aponta para gestores respondendo a processos, maus administradores perdendo cargos”. O novo presidente anunciou ainda para este ano o incremento da Escola de Contas (multiplicadora no ofício da fiscalização) e a realização de um concurso no Tribunal para ampliação do quadro de servidores.
Mais lidas
-
1NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
2TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
3ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
4EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
5
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal