Cidades
Comitê Municipal planeja o Dia D de combate à dengue

O Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientes reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para traçar as estratégias do Dia D de combate à dengue, que será realizado no dia 7 de fevereiro com ações concentradas no Benedito Bentes. Na ocasião, foram discutidas as contribuições de cada Comissão integrante do Comitê para a realização das atividades, que devem ocorrer simultaneamente em todo o país.
O evento contará com trabalhos educativos, conscientização da população, fiscalização de estabelecimentos comerciais pela Vigilância Sanitária e palestras em associações de bairro e grupos ligados à igreja, enfatizando a participação da comunidade como fator importante para a redução dos índices de infestação e efetivo controle sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, serão introduzidas informações sobre a febre Chikungunya, que embora não hajam casos confirmados no município, é necessário o esclarecimento da população.
De acordo com Zildane Lemos, responsável técnica pelo Comitê de Controle da Dengue, a localidade do Benedito Bentes foi escolhida por conta do grande índice de infestações e criadouros do mosquito. “Após o levantamento realizado no local, detectamos que existem muitos depósitos no nível do solo, tanques, tonéis de água parada, o que favorece a proliferação da dengue. Por isso os agentes vão de casa em casa fornecer essas orientações para os moradores, para que eles armazenem água de forma correta”, explicou.
A responsável técnica pelo Comitê, Zildane Lemos, enfatiza ainda que 120 agentes de endemias serão capacitados para atuar nas atividades de prevenção. “Vamos contar com quatro momentos de capacitações sobre as atividades que eles irão desempenhar do Dia D, que ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de janeiro e no dia 3 de fevereiro”, afirmou.
Do dia 2 ao dia 6 de fevereiro, os agentes de endemias e educadores em saúde irão atuar nas associações comunitárias, igrejas, organizações sociais, levando informações aos grupos. Já no dia 7, a abordagem será de casa em casa, com a verificação das residências e orientações sobre os possíveis focos de mosquitos da dengue e maneiras de evitá-los, para assim reduzir os índices de infestação na capital.
Parcerias
O Comitê Municipal de Dengue conta ainda com parcerias com instituições privadas como Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc), que durante a semana irão realizar ações no Distrito Industrial e Guaxuma, respectivamente. No Distrito Industrial, trabalhadores participarão de palestras sobre a prevenção da dengue e em Guaxuma, serão realizadas atividades de conscientização com crianças sobre o recolhimento de lixo, como fator importante no combate a dengue.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela