Cidades
Maceió: Artistas alertam sobre formas de reutilizar pneus no combate à dengue

Material do descarte coletado (pneus) que tem servido para processo criativo e o artista visual Levy Paz, que explica o que é o projeto
(Foto: Carla Cleto)
Como lidar com o lixo que produzimos, descartar os objetos reciclados e o que fazer com os pneus usados? Com a chegada do verão, quando cresce a preocupação com a dengue e a febre chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt -, o Coletivo ReCírculo, formado por artistas visuais de Maceió, busca conscientizar e divulgar algumas formas de reutilizar ou reciclar pneus.
“Como o descarte inadequado é um problema mundial, esses questionamentos motivaram um processo criativo por meio do uso do pneu”, disse o artista visual Levy Paz, que integra o Coletivo ReCírculo. Segundo ele, o projeto partiu da ideia de nove artistas, que iniciaram com a coleta do material e participaram de três intervenções urbanas, que aconteceram na Praça Dois Leões, Alagoinhas e Praça do Centenário.
No entanto, um projeto que deu certo, pela facilidade de conseguir os pneus (foram 300 itens coletados apenas numa semana) é um alerta de que o descarte do material não está sendo feito de forma adequada. “Após as intervenções artísticas, descartamos os pneus numa borracharia na Chã da Jaqueira, que envia para uma fábrica de cimento, onde o material serve de carvão para alimentar o forno”, explicou Paz.
Para a diretora estadual de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, o controle do mosquito é necessário. “Os gestores devem adotar medidas nos ambientes públicos, como limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias, bem como recolhimento regular de lixo”, alertou.
Cuidados
Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde. E algumas medidas devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito, como guardar pneus em lugares cobertos, usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas e lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão, desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas, tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água e retirar entulhos.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz
-
5FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027

