Geral
Secretaria de Saúde vai elaborar plano de ação de 100 dias

Secretária de Saúde, Rozângela Wyszomirska, ouviu as demandas do setor nos 102 municípios do Estado no encontro com representantes do Consems para ouvir as demandas do setor nos 102 municípios do Estado (Foto:Olival Santos)
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, irá concluir um Plano de Ação a ser executado nos próximos 100 dias. O assunto foi discutido com os diretores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Consems) para ouvir as demandas do setor nos 102 municípios do Estado.
Na ocasião, os diretores do Cosems entregaram a “Carta de Maragogi”, produzida em novembro de 2014, durante o VI Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas.
No documento, os secretários municipais de saúde solicitaram a manutenção do financiamento dos programas estratégicos Promater, Provida, Prohosp e Prosaude.
Também foi reivindicada a definição e garantia de Serviços de Referência em todas as Regiões de Saúde, capacitação para os profissionais da área de saúde que atuam na Atenção Básica, fortalecimento do sistema de regulação e contratualização e das Comissões Intergestores Regionais (CIRs).
Segundo a presidente do Cosems, Normanda Santiago, o objetivo da entidade é trabalhar em parceria com a Sesau, para que a saúde nos 102 municípios alagoanos seja fortalecida. “É um desafio assumir uma secretaria do porte da Sesau, porque a saúde é prioridade para todos os cidadãos. Por isso, esperamos da nova titular da pasta o apoio total às demandas do Cosems, mantendo uma interlocução direta com os gestores municipais”, defendeu.
Prorrogação de programas
Ao receber o documento, a titular da pasta da saúde estadual informou que prorrogou, pelo prazo de 90 dias, os contratos referentes aos programas estruturantes Provida, Promater, Prohosp e Prosaúde, que totalizam R$ 17 milhões. Isso porque, esses programas asseguram o repasse de recursos para os municípios investirem na Atenção Básica, além de assegurar leitos de retaguarda nos hospitais filantrópicos.
“Para que os serviços não sofram solução de continuidade decidimos prorrogar os contratos dos programas, mas iremos realizar uma revisão, que poderá resultar na repactuação. Com isso, iremos otimizar a aplicação dos recursos públicos, que será uma das prioridades da nossa gestão, sempre trabalhando em parceria com os gestores municipais, que vivenciam a realidade da saúde nos municípios”, ressaltou a secretária.
Rozângela assegurou que irá participar da primeira reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIRs), em quais as demandas da saúde municipais são discutidas. Além da presidente do Cosems, Normanda Santiago, que é secretária de saúde de Pão de Açúcar, participaram da reunião as secretárias de saúde de Maceió, Rio Largo, Messias e Matriz do Camaragibe, respectivamente, Sylvana Medeiros, Kátia Born, Morgana Oliveira e Nilza Malta e os secretários de saúde de São Miguel dos Campos e Jacaré dos Homens, Sival Clemente e Clodoaldo Ferreira, além da secretária executiva da entidade, Vera Elias.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


