Geral
Vagas no Pronatec vão passar de 7,5 mil para 17 mil em Alagoas


Cursos profissionalizantes são oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho; coordenadores discutem ampliação de oferta de vagas (Fotos: Ailton Cruz e Valdir Rocha)
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) vai ampliar a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A informação foi repassada nesta terça-feira (27) durante reunião com as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) no Cepa.
“Até o ano passado, nós tínhamos 7,5 mil alunos matriculados nos 216 cursos do Pronatec em Alagoas. Até o final de 2015, nós esperamos aumentar esse número para 17 mil”, afirmou o coordenador geral do Pronatec na SEE, Hélvio Soares.
Segundo Hélvio Soares, o Pronatec em Alagoas está sendo remodelado e, por determinação do secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, foi criada uma comissão para reestruturar os cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa no Estado. “Essa comissão está preparando inclusive um regulamento interno, que disciplinará o funcionamento dos cursos e a contratação dos profissionais”, afirmou ele.
O Pronatec é um programa do Governo Federal que foi aderido pelo Governo do Estado com o objetivo de ofertar cursos profissionalizantes para jovens do Ensino Médio. Eles concluem o ensino médio e ao mesmo tempo são capacitados profissionalmente. São ofertados, entre outros cursos, qualificações profissionais como Operador de Computador, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biocombustível, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo e Soldador.
Mais lidas
-
1FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
2TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
3CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
4CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
5INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo