Geral

Álvaro Vasconcelos confirma agricultura familiar como prioridade do Governo

27/01/2015
Álvaro Vasconcelos confirma agricultura familiar como prioridade do Governo
Secretário destacou que a agricultura familiar é a principal atividade econômica do meio rural.  (Foto: Denis Calheiros)

Secretário destacou que a agricultura familiar é a principal atividade econômica do meio rural.
(Foto: Denis Calheiros)

    O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Álvaro Vasconcelos, se reuniu, nesta segunda-feira (26), com oito entidades representativas da agricultura familiar para discutir o andamento de projetos de desenvolvimento no campo. Um dos principais pontos da pauta foi o Programa Água para Todos, fruto de um convênio entre a Seapa e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Nos últimos anos, foram investidos em Alagoas mais de R$ 43 milhões na implantação de 8 mil reservatórios de água, capacitações e assistência técnica, beneficiando  agricultores de 15 municípios do Alto Sertão e do Agreste alagoano.  O secretário de agricultura, destacou o papel das associações e cooperativas da agricultura familiar na construção de uma agenda positiva na nova gestão.
“A determinação do governador Renan Filho é não medir esforços para trazer investimentos para produção agrícola do estado. Teremos redução no custeio da casa, mas não há limite para investimentos. A agricultura familiar é a principal atividade econômica do meio rural e vamos dedicar mais esforços para conseguir recursos federais. O Programa Água para Todos é um exemplo de que as parcerias são de extrema importância”, destacou Vasconcelos.
No estado, a gestão do Programa Água para Todos é altamente participativa. Instituições sem fins lucrativos foram selecionadas através de uma Chamada Pública para serem executores das tecnologias de acesso à água.
Municípios contemplados pelo programa, como Água Branca, Arapiraca, Coité do Noia, Lagoa da Canoa, Traipu, Girau do Ponciano, Craíbas, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Igaci, Delmiro Gouveia, Inhapi, Pariconha, Piranhas e Olho d’Água do Casado, possuem comitê gestor responsável por conduzir as ações junto às prefeituras e o governo do Estado.