Geral
Reestruturação do Pronatec é debatida com diretores de escolas

Diretores de 74 escolas da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (30), de uma reunião de trabalho com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Alagoas.
Durante a reunião, foram passados os informes sobre as mudanças realizadas no programa, que passa por reestruturação, por determinação do secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. “O objetivo é fortalecer as escolas e, por isso estamos realizando este primeiro contato com os diretores”, afirmou o coordenador-geral do Pronatec na Secretaria de Estado da Educação, Hélvio Soares.
Segundo ele, a meta da Secretaria de Educação é capacitar em 2015 17 mil alunos em cursos do Pronatec. No entanto, esta oferta de vagas vai depender do Ministério da Educação (MEC). “Temos, atualmente, 7.500 alunos matriculados em cursos do programa e, este ano, estão agendadas duas pactuações com o MEC, uma em março e outra em agosto, com as quais devemos consolidar a oferta de mais 10 mil vagas”, afirmou.
Hélvio Soares disse também que a reestruturação do programa passa ainda pela formação das equipes e pela melhoria dos cursos profissionalizantes. “Por isso, já nos reunimos com os coordenadores regionais de Educação e agora estamos reunidos com os diretores das escolas”, acrescentou.
Parceria – A aplicação e monitoramento dos cursos serão sistematizados numa linha de trabalho semelhante àquela adotada pelo Instituto Federal de Educação (Ifal). O sistema utilizado pelo Ifal será repassado à SEE por meio de um convênio de cooperação técnica.
Atualmente, cerca de 7,5 mil alunos estão matriculados nos cursos do Pronatec ofertados pela Educação estadual. Com as duas pactuações previstas para 2015, cada uma ofertando 5 mil vagas é possível que o número de alunos chegue a 17 mil no final do ano.
Ao todo, são 11 eixos temáticos de 233 cursos ofertados, sendo 44 de curta duração (FIC) e 189 de media duração (técnicos).
Os onze eixos temáticos contemplam os seguintes segmentos profissionalizantes: produção alimentícia (como por exemplo, curso de padeiro e pizzaiolo); gestão e negócios; turismo, hospitalidade de lazer; recursos naturais; controle e processos industriais; infraestrutura e logística; meio ambiente e saúde; desenvolvimento educacional; informação e comunicação (informática); produção cultural e design.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição