Geral
Câncer mata pelo menos 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos

Anualmente, ocorrem 14 milhões de novos casos de câncer no mundo
(Divulgação/Hospital do Câncer de Barretos)
No Dia Mundial de Comate ao Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (4) que a doença registra anualmente 14 milhões de novos casos e 8 milhões de mortes em todo o mundo. Segundo os dados, cerca de 60% dos óbitos ocorrem na África, Ásia e América do Sul.
“A OMS está trabalhando em conjunto com todos os países para construir soluções que reduzam as mortes prematuras provocadas pelo câncer por meio de um esforço global para diminuir em 25% as mortes prematuras provocadas por doenças crônicas não transmissíveis até 2025”, informa a organização.
O professor universitário Thompson Andrade aguarda para ser examinado no Hospital Federal de Ipanema, durante a campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Análise feita pela OMS mostra que o número de novos casos de câncer deve aumentar 70% nas próximas duas décadas, em todo o mundo, passando de 14 milhões para 22 milhões. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são os de pulmão, da próstata, colorretal, do estômago e de fígado. Entre as mulheres, os principais tipos são os de mama, colorretal, de pulmão, cérvix e estômago.
De acordo com a OMS, um terço das mortes por câncer é resultado de cinco riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e verduras, falta de atividade física, uso de tabaco e consumo de álcool.
O tabaco aparece como principal fator de risco para câncer, uma vez que responde por cerca de 30% das mortes pela doença e por 70% das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


