Geral

Pesquisador da USP visita Herbário MAC

10/02/2015
Pesquisador da USP visita Herbário MAC

  IMG_5757  O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu ontem (09), a visita do pesquisador Dr. Marcelo Devicchi. Ele pertence ao departamento de sistemática filogenia e biogeografia de Simaba (Simaroubaceae), da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um gênero de planta arbórea, com família de distribuição pan tropical que inclui cerca de 30 espécies no Brasil, com ampla distribuição em diversos biomas.
Em Alagoas ocorrem sete espécies que se encontram registrados em área de Mata Atlântica e Brejos de Altitude.  São árvores de grande porte que podem ter de entre 10 e 20 metros de altura conhecidas como jaquinha da mata ou oiticica. O pesquisador revisou e identificou 40 exemplares,do Herbário MAC  incluídas  nos gêneros (Simaba e Simarouba).
Segundo informações da curadora do Herbário, Rosângela Lyra, esse tipo de intercâmbio, evidencia a importância científica do trabalho realizado pelo IMA. “Parte da nossa coleção já está disponível na Internet, no site do Centro de Referências Biológicas, o CRIA. Dessa forma, os pesquisadores vêem o que temos disponível e nos visitam para estudar ou trocar informações”, disse.
Ela disse ainda que “de uma forma geral, a visita foi importante não só pra divulgação das espécies de Alagoas em seu trabalho sobre a família para o Brasil, mas também porque atualizou e ou confirmou as identificações dos nomes das plantas depositadas no acervo”.
Reconhecido como um centro ativo de pesquisa, o Herbário MAC recebe visitas também de estudantes de Alagoas. Possui hoje mais de 56 mil espécies catalogadas, a maioria delas, cerca de 92%, coletadas nos principais biomas do estado, Mata Atlântica e Caatinga. Os outros 8% são formados por amostras de estados brasileiros, trazidos através de intercâmbio com outros herbários.