Geral
IMA identifica aumento de assoreamento no complexo lagunar Mundaú/Manguaba


Diversos fatores contribuem para o assoreamento do complexo lagunar, entre eles ocupações irregulares e descarga de dejetos domiciliares (Foto: Neno Canuto)
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) identificaram que o assoreamento no complexo lagunar Mundaú/Manguaba está se agravando. O problema foi constatado após vistoria realizada no início desta semana.
O processo de degradação das lagoas vem acontecendo exponencialmente ao longo dos anos devido às ocupações irregulares, descarga de dejetos domiciliares, à eliminação da vegetação nativa e principalmente pela falta de saneamento e infraestrutura nas comunidades que vivem no entorno.
Segundo o IMA, é necessário que haja o engajamento dos municípios banhados pelas lagoas para resolver o problema. Ações paliativas como a dragagem (aprofundamento e/ou remoção de solo, entulhos do fundo da lagoa, por meio de equipamento denominado “draga”) retardam os impactos, mas não resolvem a situação.
Essas lagoas são consideradas verdadeiras “maternidades” da vida marinha, ecossistemas perfeitos para a desova, nascimento e crescimento de espécies que encontram um habitat de refúgio para se proteger dos predadores do mar. Com o aumento da poluição nessas águas, a biodiversidade lagunar está diminuindo.
Para amenizar o problema, o IMA faz o acompanhamento dos impactos ambientais e, em parceria com Ministério Público Estadual (MPEAL), cobra providências dos gestores municipais, além de realizar periodicamente programas de educação ambiental para as pessoas que vivem nas comunidades à beira das lagoas e estudantes de todo estado.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas