Geral
Saúde discute ampliação do teto financeiro para serviços de assistência


Secretária Rozangela Wyszomirska durante encontro nesta sexta-feira (6) com os gestores de Saúde de Maceió e Arapiraca (Foto: Olival Santos)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa do debate da possível ampliação do teto do financiamento para custeio de assistência à saúde dos municípios de Maceió e Arapiraca. Nesta sexta-feira (6), a secretária Rozangela Wyszomirska discutiu com gestores municipais, para avaliação do encontro com o ministro da Saúde, Artur Chioro, que aconteceu esta semana, em Brasília.
Em função disso, a secretária disse que irá rever os tetos liberados para os municípios, avaliar quais serviços especializados devem ser incluídos no sistema do governo federal, garantindo o início dos investimentos em Alagoas até o fim deste ano.
Para isso, Rozangela Wyszomirska alertou que os secretários de Saúde de Maceió e Arapiraca devem elaborar um encontro de contas. “É necessário fazer um estudo das áreas e analisar os incentivos das três esferas do governo para suprir as demandas assistenciais”, pontuou.
“O Estado já se comprometeu em assumir parte da demanda reprimida”, garantiu Wyszomirska. De acordo com a titular da pasta da Saúde, o governo já iniciou o serviço de ortopedia no Hospital Geral do Estado (HGE) e vai honrar ainda com a cirurgia cardíaca pediátrica, para tratar crianças que sofrem do coração.
Participaram da reunião, os secretários de Saúde de Maceió, Sylvana Medeiros, e de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa; além da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda Santiago.
Brasília
Na última quarta-feira (4), durante reunião com o ministro da Saúde, Artur Chioro, o governador Renan Filho mencionou que a principal meta do governo é garantir o acesso dos alagoanos aos serviços de saúde públicos, primando pela qualidade e no menor espaço de tempo.
Na avaliação da secretária Rozangela Wyszomirska, o encontro gerou frutos positivos e agora sua equipe detalhará tecnicamente as iniciativas, de forma a viabilizar as medidas e obras sugeridas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.