Geral
Planejamento de aula é assunto do Escola Viva

O Escola Viva desta semana vai falar sobre o planejamento de aula. No estúdio, Anete Carvalho conversa sobre o assunto com a professora Abdízia Maria Alves Barros, doutora em Educação pela PUC de São Paulo. No segundo bloco, a convidada é Ritta Maria Vasconcelos, diretora do Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. A estreia desta edição vai ao ar nesta segunda (23), com reapresentação de terça a sexta, no mesmo horário.
O programa quer saber se os nossos professores, em todos os níveis, têm o hábito de planejar as suas aulas; como o professor deve compor seu plano de aula; e se a falta de planejamento pode comprometer a qualidade do ensino. O Escola Viva fala também sobre como escolas e universidades podem estimular essa prática e qual é a importância da construção da aula.
Essencial em diferentes setores da vida social, o planejamento tornando-se imprescindível também na atividade docente e de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem.
A sua ausência pode ter como consequência aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
No entanto, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim compatibilidade com o tempo disponível.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos