Política
Primeiro-ministro iraquiano anuncia retomada da cidade de Tikrit
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou hoje (31) que a cidade de Tikrit foi retomada dos jihadistas, após a maior operação desencadeada pelas forças iraquianas contra o movimento extremista Estado Islâmico (EI).
No entanto, a coligação internacional que combate o EI no Iraque informou pouco depois que os jihadistas ainda controlam diversos setores de Tikrit.
“Partes da cidade permanecem sob controle [do EI] e ainda há trabalho a fazer”, informou o major Kim Michelsen, representante da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.
Antes, em mensagem na sua conta do Twitter, Abadi anunciava a “libertação de Tikrit” e felicitava “as forças de segurança iraquianas e os voluntários por este importante sucesso”. A retomada ocorreu um mês após o início da operação que mobilizou milhares de soldados e paramilitares aliados às forças governamentais, incluindo os voluntários das “unidades de mobilização popular”, grupo integrado essencialmente por xiitas.
“As forças iraquianas alcançaram o centro de Tikrit, hastearam a bandeira e estão agora iniciando a operação de limpeza”, acrescentou o porta-voz do chefe do governo, Rafid Jaburi.
Nos próximos dias, caso seja confirmada a “reconquista” da cidade, as forças iraquianas devem começar a difícil tarefa de desativar os explosivos que os combatentes do EI deixaram no terreno.
A ofensiva das forças governamentais foi iniciada dia 2 de março, interrompida duas semanas depois e retomada semana passada, após Abadi ter solicitado apoio aéreo da coligação internacional.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas



