Cidades
Uso e ensino da Libras são debatidos em encontro em Arapiraca
A língua brasileira de sinais, a chamada “Libras”, ainda é pouco difundida pelos centros urbanos, apesar de ser reconhecida por lei federal. Pensando nisso, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão realizando o “III Encontro Sobre a Cidadania e Surdez: (Re)Pensando o Uso, o Ensino e a Difusão da Libras” durante esta semana, em Arapiraca.
O evento começou nesta quarta-feira (8) no auditório da Ufal campus Arapiraca, com apresentações culturais de ginástica circense e recital em Libras e palestras sobre o “Uso da Libras e sua Importância na Consolidação da Identidade Surda” e “O Regionalismo na Libras: Formas Diferentes de (In)Comunicação”.
Esta terceira edição também compreende estas quinta (9) e sexta-feiras (10), com apresentações de trabalhos e mesas temáticas como o professor da Libras, sua formação e atribuições, novas perspectivas para o ensino da língua brasileira de sinais e difusão desta prática., com professores da Ufal Arapiraca, Maceió e Delmiro Gouveia.
Além disso, há oficinas de noções básicas da Libras, maculelê, ginástica circense e sobre surdez. É dever do poder público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
2LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
5ADVOCACIA NO INTERIOR
Marianne Garrote é eleita presidente da subseção da OAB em Palmeira dos Índios