Cidades

Arapiraca: CEMFRA e Pestalozzi promovem curso para especialistas

15/04/2015

cemfra    Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de Arapiraca e mais nove cidades do Agreste e do Sertão de Alagoas estão participando, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15), de mais um treinamento para medidas e prescrição de cadeiras de rodas para pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou doença com perda de membro ou incapacidade de movimentação.
O treinamento tem a parceria da Prefeitura de Arapiraca, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA) e Sociedade Pestalozzi.
De acordo com a coordenadora Amanda Bertoldo, a capacitação conta com a participação de profissionais especializados dos municípios de Arapiraca, Feira Grande, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Igaci, Dois Riachos, Olivença, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Pariconha, bem como fisioterapeutas do CEMFRA e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
A diretora do CEMFRA, Viviane Barbosa, adiantou que, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha, até o início deste ano já foram entregues duas mil cadeiras de rodas, incluindo cadeiras de rodas motorizadas.
Somente nos primeiros meses deste ano já foram disponibilizadas cerca de 400 cadeiras de rodas e outros aparelhos e equipamentos para os pacientes atendidos pelo CEMFRA e instituições parceiras.

Referência

Mantido com recursos da prefeitura e com o apoio dos poderes públicos em níveis estadual e federal, o estabelecimento é especializado em casos de baixa e média complexidade, no atendimento a pacientes de 47 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, no trabalho de reabilitação física e intelectual para pacientes da 2ª Macrorregião de Saúde, que tem como sede o município de Arapiraca.
O Centro de Reabilitação conta com dezenas de funcionários, incluindo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, ortopedistas, fisiatras, proctologista, além de assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos.
Em 15 anos de atividades já foram entregues mais de 12 mil equipamentos, a exemplo de cadeiras de rodas bolsas de colostomia para lavagem estomacal, óculos, muletas, andadores, entre outros aparelhos para portadores de algum tipo de deficiência física ou mental