Cidades
Arapiraca: Prefeitura leva cuidados com a água e alimentação ao Pau d’Arco


Cartilhas diversas sobre diabetes, hortaliças, cuidados com a água e “10 Passos para uma Alimentação Saudável” foram entregues para os presentes, ao passo que a nutricionista Josiane Correia deu dicas sobre sucos naturais de frutas e seus componentes vitamínicos a serem usados no dia a dia
Os moradores da comunidade Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca, tiveram oficinas e palestras sobre alimentação saudável, cultivo de hortas em seus quintais e cuidados recorrentes com o uso da água, nesta quarta-feira (15).
O evento, estimulado pela prefeita Célia Rocha e organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as de Agricultura (Semag), de Educação (SME) e de Meio Ambiente (Semasa), ocorreu na sede da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos da Vila Pau d’Arco.
Houve palestra com a especialista da Semasa, a bióloga Edione Araújo, sobre os benefícios da ingestão diária da água potável e o uso adequado dela, sem desperdícios diários, a fim de estimular um consumo consciente por parte de toda a comunidade quilombola.
Na sequência, a coordenadora do projeto Educando a Horta na Escola, Valdira Monteiro, falou sobre o ensejo de construir uma horta em casa para uma alimentação mais saudável com produtos longe de agrotóxicos.
Uma pausa foi feita para um alongamento geral, mostrando que, aliado ao cuidado com a alimentação, está o condicionamento físico e as atividades devem ocorrer diariamente para evitar o sedentarismo. Uma apresentação teatral do IEC (Informação, Educação e Cultura) demonstrou bem as explanações passadas até então.
Cartilhas diversas sobre diabetes, hortaliças, cuidados com a água e “10 Passos para uma Alimentação Saudável” foram entregues para os presentes, ao passo que a nutricionista Josiane Correia deu dicas sobre sucos naturais de frutas e seus componentes vitamínicos a serem usados no dia a dia para uma saúde em foco.
Ao final, aconteceu distribuição de mudas de plantas frutíferas, a exemplo de umbu, caju, graviola, carambola, acerola, laranja e mamão para os participantes sedimentarem-nas em seus quintais.
A coordenadora do evento, Ijoancira Moura, da Promoção de Saúde, informou que outra ação como esta acontecerá na Escola de Tempo Integral Manoel João da Silva, na comunidade quilombola Carrasco, na próxima quarta (22).
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?