Política

Fernando Henrique debate impeachment contra Dilma em reunião com PSDB

24/04/2015
Fernando Henrique debate impeachment contra Dilma em reunião com PSDB
FHC considera precipitada abertura de processo de impeachment contra Dilma

FHC considera precipitada abertura de processo de impeachment contra Dilma

    Parlamentares do PSDB estão aproveitando a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nesta sexta-feira, em Brasília, para conversar sobre um eventual pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Entusiastas da iniciativa, deputados da legenda esperam convencer o ex-presidente a apoiar uma futura ação do partido nesse sentido.
O ex-presidente tem se posicionado publicamente contrário ao pedido de impedimento. Em palestra no fim de semana passado, Fernando Henrique disse que a iniciativa era “precipitada”. “Como um partido pode pedir impeachment antes de ter um fato concreto?”, questionou.
FHC participa de curso do partido sobre gestão estratégica. Em meio à divisão no PSDB sobre o afastamento da presidente, deputados são os mais animados em relação a um eventual pedido. Além deles, o senador Aécio Neves (MG) tem dito que, caso se tenha embasamento legal para o pedido, o partido o fará.

    PARECER

O PSDB contratou o jurista Miguel Reale Júnior para elaborar um parecer sobre o tema. A previsão era de que o texto ficasse pronto esta semana. Diante da divisão do partido e da declaração do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que não aceitará um pedido baseado em fatos do primeiro mandato, a conclusão do documento foi adiada.
O jurista disse que falta um fato concreto para basear o pedido. Presidente do partido, Aécio avalia qual posição adotar. O receio é que, depois de subir o tom e sinalizar que encabeçaria a ação, um recuo seja visto como uma derrota política. Nos últimos protestos, o tucano foi cobrado a ter uma posição mais dura e liderar o pedido de impeachment.