Geral
Egressa da Universidade Estadual é exemplo de sucesso na carreira científica


Estudante Kelly Barbosa da Silva estuda em um dos mais prestigiados cursos de doutorado do Brasil, na Rede Nordeste de Biotecnologia, e reconhece importância da Uneal em sua vida acadêmica (Foto: Divulgação)
A estudante egressa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Kelly Barbosa da Silva é um exemplo de carreira acadêmica bem-sucedida. Cerca de dois anos após concluir a graduação em Química, no Campus I, em Arapiraca, ela ingressou em um dos mais prestigiados cursos de doutorado do Brasil, na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).
Na Uneal, a doutoranda participou de projetos de iniciação científica, sob a orientação da professora Aldenir Feitosa e lecionou no programa de preparação gratuita para o vestibular, o Pré-Uneal. “Ela (Aldenir) foi primordial. O grupo de pesquisa em Química também foi muito importante. Estudava tanto a questão da educação, porque fazia uma licenciatura, quanto a pesquisa”, explicou.
Ao contrário da maioria dos pesquisadores, Kelly não passou pelo mestrado. Conseguiu a aprovação primeiro no doutorado. Ela foi convidada por Aldenir Feitosa, logo após concluir o curso, para auxiliar a docente no pós-doutorado, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Na época, a doutoranda aproveitou para pagar disciplinas, como estudante especial, no programa de mestrado.
Agora, no doutorado, Kelly Barbosa desenvolve sua pesquisa em Biotecnologia, sob orientação do professor Euzébio Goulart, na Ufal. Ela explica que, por ser uma rede, o Renorbio permite que o doutorando estude ainda em qualquer instituição vinculada. Por isso, frequentemente, ela viaja para pagar disciplinas em outras universidades do Nordeste. “Tenho a oportunidade de conhecer o que outras pessoas estão desenvolvendo na minha área de atuação”, frisa.
Kelly destaca a contribuição da Uneal para a carreira. “A Uneal foi a minha primeira casa. A gente reconhece as dificuldades da nossa Universidade, mas elas não são barreiras para impedir o nosso crescimento”, disse.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica