Cidades
Arapiraca: UBS Baixão dá palestras sobre câncer bucal e visita residências

Durante esta semana, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Baixão, em Arapiraca, realizaram palestras para a população sobre câncer bucal, escovação e busca ativa nas casas dos pacientes.
Esta campanha da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem o intuito de prevenir as doenças e lesões bucais, bem como seu estágio último: o câncer.
As palestras foram ministradas pela odontóloga da UBS, Liliane Alves, que foi acompanhada por profissionais do Núcleo da Saúde da Família (NASF), equipes de Saúde da Família e até do setor administrativo.
“O envolvimento foi completo da unidade de saúde. E essa integração se reflete no cuidado com a população, que recebeu orientações aqui na UBS e também em suas residências quando fizemos nesta sexta-feira [8] busca ativa de pacientes”, diz a dentista, que desde terça (5) vem realizando esses trabalhos.
Cerca de 100 pessoas foram atendidas em casa pela equipe da UBS, nos bairros Baixão e Eldorado. Um delas foi a dona de casa Santina Maria da Conceição, de 62 anos.
Ela, que é ex-fumante, recebeu atendimento em sua residência e foi verificado que Santina precisa retirar parte da dentição, sendo orientada a procurar a UBS posteriormente.
De acordo com Liliane Alves, o posto está reativando ações articuladas com o grupo de risco do tabagismo, que tem maior incidência de câncer de boca. Foram entregues panfletos tanto durante as palestras como no trabalho em campo.
Mais lidas
-
1EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
2FUTEBOL
Libertadores: Rádio Nacional transmite hoje Flamengo e Central Córdoba
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Entrada do aplicativo ‘99’ divide opiniões e mexe com o transporte urbano local
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem passa mal após relação sexual em bar no Centro; caso ocorre dois dias após morte em situação semelhante no Sertão