Artigos
As Mães de Ontem e de Hoje
O Rei Salomão, em sua sabedoria divina, profetizou quando cantou em um Hino (Salmo 127:3): “os filhos são herança do Senhor”. Logo, a maternidade é uma benção do Pai Eterno para todas as mulheres. As mães são imprescindíveis na vida dos homens e na felicidade dos filhos. O pregador Henry Ward Beecher já dissera que “O coração de uma mãe é a sala de aula do seu filho.” E não é lá só isso, afirma Ralph Waldo Emerson: “Os homens são o que suas mães fizeram deles.”
Desde Eva, a primeira mãe, que Deus conferiu a mulher toda a pureza, inocência, bondade e sabedoria. A mulher foi criada no mesmo Éden (lugar de deleite) e Deus lhe concedeu a graça de ser Mãe, de gerar filhos semelhantes ao Criador, que alegra o coração de Deus e de seus pais. A Mãe não é só carinho, doçura, gratidão e aconchego, mas também é força, amor e verdade. A história da humanidade nos revela que a Mãe é a coluna, esteio e fortaleza, na estrutura da família humana.
Maria, a mãe de Jesus, exemplo de fidelidade e de perfeita obediência, foi considerada e reconhecida como a mulher Bem-Aventurada, segundo a saudação do arcanjo Gabriel (Lc 1:48). Disse o Anjo em sua aparição à Maria: “Alegra-te muito, favorecida! O Senhor é contigo!”… “Terás um filho, cujo nome será Emanuel” [Deus Conosco]
Ora, Jesus de Nazaré (O Emanuel), como ser humano, precisava de uma mãe para ser amparado, acolhido e preservado na sua infância e na sua adolescência. Por essa e outras razões, Maria Santíssima é reconhecida como a “Mãe de Deus”, porque o Filho do Altíssimo, como uma das três pessoas da Santíssima Trindade, também é Deus. Aliás, o Mestre dos Mestres ensinou aos seus discípulos: “Eu e o Pai somos Um”.
Maria de Nazaré, mesmo sendo uma criatura como todos nós, foi purificada e acolhida pelo Espírito Santo, desde o seu nascimento. Maria, com sua fidelidade, obediência e dedicação, sempre se mostrou como a mulher e a mãe exemplar, cuja personalidade deve ser imitada…
Há 12 anos que eu não tenho ao meu lado a minha mãe, isto é, viva sobre o solo da terra. Exatamente no dia 07 de Junho deste ano corrente, se ela estivesse aqui, ao meu lado, completaria 97 anos de idade. Todo o ano, no dia do seu aniversário, lamento e sempre lamentarei a sua ausência em nosso convívio familiar, no seio da nossa família. Ela faz uma falta imensa: ausência de sorriso, de palavra amável, de censura, de afago, de ternura e de companheirismo. Em compensação tenho outras mulheres, irmãs, esposa e filhas, que me fortalecem com carinhos, paixões e palavras de conforto. A minha filha caçula vai ser mãe e eu tenho sempre rogado à Maria Santíssima que lhe conceda uma maternidade saudável de paz, com força e entusiasmo. Quanto ao seu filho, nosso futuro neto, eu suplico ao Criador, em nome do Cristo Redentor, diariamente, que lhe dê saúde, segurança e felicidade. Aliás, só o Espírito Santo pode nos iluminar e nos proteger todos os dias na terra e nos céus. Pensemos nisso! Por hoje é só.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió