Política

Secretária garante continuidade de obras do Canal do Sertão

20/06/2015
Secretária garante continuidade de obras do Canal do Sertão
Aparecida Machado crê na liberação de recursos para a continuidade das obras. (Foto: Ailton Cruz)

Aparecida Machado crê na liberação de recursos para a continuidade das obras. (Foto: Ailton Cruz)

“O Canal do Sertão é uma obra tão importante para o governador Renan Filho, assim como a água é para o povo sertanejo. Portanto, já recebemos garantias de que os trabalhos permanecem para a conclusão dessa obra fundamental para o Estado de Alagoas”.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira (19) pela secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, durante a sessão especial na Assembleia Legislativa (ALE) em que foi convidada para debater o tema “Canal do Sertão: perspectivas para o desenvolvimento social e econômico da região”.
A propositura da audiência pública foi do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) e levou a plenário várias delegações oriundas de cidades sertanejas que já estão sendo atendidas pela maior obra hídrica do Estado.
Aparecida Machado afirmou que os trabalhos em andamento contemplam os trechos 3 e 4 e mais as Adutoras do Alto Sertão e da Bacia Leiteira, ao endossar que as obras prioritárias na área de infraestrutura e de recursos hídricos em todo Estado de Alagoas terão continuidade e estão com recursos garantidos por parte do Ministério da Integração Nacional, mesmo com o ajuste fiscal anunciado recentemente pelo governo federal.
“A notícia de liberação de recursos para a conclusão da Adutora do Alto Sertão é de extrema importância nesse momento. Com a aceleração das obras da Adutora, o problema estará resolvido e, em poucos meses, estaremos abastecendo mais outros sete municípios”, ressaltou.

Explanação

Ainda durante a sessão especial, o secretário-adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, apresentou em detalhes o passo a passo de toda a logística da obra e seus benefícios que, quando estiver pronta, atenderá a 42 municípios do Estado. “Essa obra do Canal do Sertão é o maior custo/benefício do Brasil e do mundo”, ressaltou Lima.
Ele informou que atualmente a obra está licitada até o Km 150 e conta com 10 estações de bombeamento.
“Deveremos inaugurar o trecho 3 até o fim do ano. São três adutoras que irão aumentar a oferta de água, além de interligar o canal à Bacia Leiteira, com grande economia de energia, uma vez que a água será captada por gravidade”, completou Lima.
Participaram da audiência pública ainda representantes da Secretaria de Agricultura e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), entre outras instituições.