Geral

Secretaria de Agricultura avalia projetos e metas a serem atingidos ainda este ano

25/06/2015
Secretaria de Agricultura avalia projetos e metas a serem atingidos ainda este ano
Entre as propostas da Superintendência da Aquicultura está o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura em Alagoas. Para o ano de 2015, é previsto um crescimento de 20% do setor (Fotos: Dennis Calheiros)

Entre as propostas da Superintendência da Aquicultura está o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura em Alagoas. Para o ano de 2015, é previsto um crescimento de 20% do setor (Fotos: Dennis Calheiros)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) reuniu os seus gestores, esta semana, para avaliar as ações realizadas, metas a serem desenvolvidas este ano e o Plano Plurianual 2015/2019.
Na reunião, realizada na sede da Seapa, cada superintendência apresentou um balanço de suas ações este ano, o que está sendo desenvolvido e os projetos e metas para os próximos quatro anos.
Entre as propostas da Superintendência da Aquicultura está o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura em Alagoas. Para o ano de 2015, é previsto um crescimento de 20% do setor.
Uma de suas metas é doar, em 2015, 1,8 milhão de alevinos em todo o Estado. Por mês, são doados, em média, 150 mil peixes das espécies tilápia, curimatã e tambaqui.
Programas e ações ligados à superintendência: doação de alevinos, feira do peixe vivo, Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura, Núcleo de Piscicultura de Rio Largo e Programa Ostra de Alagoas.
A Superintendência de Inclusão Produtiva fez uma explanação dos programas Água para Todos, Avicultura Familiar de Alagoas e Apicultura.
Além de abordar os programas, a superintendência apresentou planejamentos para os setores.
No Programa de Avicultura Familiar, por exemplo, existe a proposta de chegar a uma distribuição, até 2019, de 120 mil aves de postura e 240 mil aves de corte.
Para o Programa Água para Todos, a meta é construir, até o final deste ano, 1.308 cisternas com captação de água do telhado (primeira água, para consumo humano) e 1.942 cisternas calçadão (segunda água, destinada à produção agrícola).
A Superintendência da Pesca apresentou projeto para o desenvolvimento de software móbile para coletas de dados referentes à atividade pesqueira em Alagoas, reestruturação das colônias e dos mercados de peixes e realização de um festival gastronômico.
Na Superintendência de Irrigação e Unidades Avançadas são desenvolvidas ações e projetos para o Canal do Sertão e cursos de Inseminação Artificial em Bovinos.
A Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário mantém programas como o de distribuição de sementes, barriga cheia, distribuição de sêmen, melhoramento genético, ovinocultura e caprinocultura.
“Essas reuniões serão sempre realizadas a cada 15 dias. Nossa pretensão, com esses encontros, é sempre avaliar e melhorar todas as ações que estão sendo desenvolvidas. E também analisar os projetos futuros, buscar e criar novas propostas para a agricultura de Alagoas”, disse o secretário-adjunto Carlos Henrique Soares.
A reunião teve ainda a participação do assessor especial Flávio Serbim, dos superintendentes de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, de Irrigação e Unidades Avançadas, Silvio Romero, de Inclusão Produtiva, Israel Moura, de Desenvolvimento da Aquicultura, Manoel Sampaio, de Desenvolvimento da Pesca, José Ferreira Hora e de técnicos da Secretaria de Agricultura.