Geral
Estado discute plano de educação para reeducandos e socioeducandos

O 1º Encontro Estadual de Educação nos Espaços de Privação de Liberdade em Alagoas prossegue nesta sexta (Foto: Ascom)
Representantes das secretarias de Estado Adjunta de Ressocialização e da Educação estão reunidos, durante esta quinta (25) e sexta-feira (26), no auditório do Maceió Mar Hotel, para debater a educação das pessoas privadas de liberdade em Alagoas. A finalidade do evento é a construção de um plano de educação e um projeto político pedagógico que beneficie os reeducandos e socioeducandos alagoanos.
“A escola no espaço de privação de liberdade: desafios e possibilidades” é o tema central que será debatido durante esta quinta-feira (25) no 1º Encontro Estadual de Educação nos Espaços de Privação de Liberdade em Alagoas. Já na sexta-feira (26), o tema será o “Cumprimento de medidas socioeducativas: sem educação não existe superação”. Também haverá a formação de grupos de trabalho para o desenvolvimento do plano de educação e projeto político que será adotado no sistema prisional e no socioeducativo.
Entre os participantes da mesa de honra do encontro estava o secretário adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas; a coordenadora de Apoio ao Ensino do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Letícia Matos; o superintendente de Administração Penitenciária, major Henrique do Carmo; a diretora de Educação, Produção e Laborterapia da SAP, Andréa Rodrigues e diretora de Educação da Sase, Ludmila Macedo.
O tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas parabenizou os que trabalham com a educação dos apenados alagoanos. “Algumas vezes não valorizamos a educação da forma que deveríamos. Se desenvolver o ensino já é difícil, sei que, levando em conta uma série de fatores, trabalhar com a educação das pessoas privadas de liberdade é ainda mais complexo. Vocês são vetores indissociáveis do processo de ressocialização dessas pessoas”, destacou o secretário.
Letícia Matos, coordenadora de Apoio ao Ensino do Depen afirmou que o Ministério da Justiça e o da Educação estão trabalhando em parceria para a melhoria da Educação e acompanhando as avanços conquistados pelos Estados. “Esse tipo de discussão está sendo realizada em várias unidades da federação e já constatamos que a qualificação da oferta de educação progride bastante após eventos como esse. Estamos acompanhando para que possamos contribuir de alguma forma com esse trabalho”, declarou.
O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Leilson Oliveira, destacou que o encontro representa um marco para a evolução da educação ofertada para as pessoas privadas de liberdade. “Foram três anos entre a propositura e a execução desse momento. A partir do fortalecimento do trabalho da Administração Penitenciária junto à Secretaria de Educação já alcançamos várias conquistas e queremos avançar ainda mais’”, afirmou.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


