Brasil
MinC promove internacionalização da cultura
A Cultura Brasileira é cada vez mais reconhecida e valorizada além de nossas fronteiras. No contexto dessa dimensão estratégica, o Ministério da Cultura (MinC) realiza, nestaquarta-feira (1º), no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, o Seminário de Alinhamento Estratégico Internacional para a Consolidação do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira. No evento, que contará com a presença do ministro Juca Ferreira, as ações internacionais de cada órgão do Sistema MinC serão compartilhadas e debatidas. O evento também contará com a participação de representantes do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira é resultado de um amplo processo de escuta que envolveu as diversas secretarias e instituições vinculadas ao MinC. Conduzido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a escuta identificou expectativas e perspectivas para a promoção e difusão da cultura brasileira no exterior. Entre as iniciativas do plano está a definição de três programas estruturantes: Diálogos na Fronteira, Circuitos Culturais nos Centros Culturais Brasileiros no Exterior e Promoção e Difusão da Língua Portuguesa no Exterior.
A partir do seminário, o plano será institucionalizado para estabelecer o alinhamento estratégico internacional do Sistema MinC, visando a convergência de esforços e resultados, além do ganho de escala e da otimização de recursos. O prazo para finalização do plano é o fim do mês de julho.
O foco das ações do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira está nas relações Sul-Sul, conforme diretrizes da Política Externa Brasileira. Serão priorizados países da América Latina e Caribe, da Ibero-América, da África e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O MinC também pretende incentivar a difusão qualificada e a ampliação das relações comerciais e trocas culturais com países da União Europeia, Ásia e América do Norte. As ações do MinC estão em diálogo com o MRE e, por meio deste, com embaixadas e consulados brasileiros no exte
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
3ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios