Geral

Juceal realiza primeira da série de oficinas para diminuir exigências nos processos

04/07/2015
Juceal realiza primeira da série de oficinas para diminuir exigências nos processos
Para uns a oficina foi o momento de estreitar o contato com a Juceal; para outros, o momento de tirar dúvidas vivenciadas no dia a dia (Fotos: Hotton Machado)

Para uns a oficina foi o momento de estreitar o contato com a Juceal; para outros, o momento de tirar dúvidas vivenciadas no dia a dia (Fotos: Hotton Machado)

A Junta Comercial do Estado de Alagoas realizou, na noite desta quinta-feira (2), a primeira oficina direcionada para diminuir o número de exigências nos processos empresariais. O tema central do evento foi a elaboração do Contrato Social, mas durante o encontro houve ainda a apresentação de nova funcionalidade a ser implantada no Portal Facilita Alagoas. A oficina foi realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), na sede da entidade.
Na abertura dos debates, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, destacou que eventos do tipo são necessários para estreitar a relação com o cliente e que a realização da oficina partiu do próprio pedido dos profissionais que utilizam os serviços da Junta Comercial.
“Vivemos um momento de avanço tecnológico no registro empresarial, mas o desenvolvimento também passa pelo trabalho de vocês, por isso é importante a participação de todos. Sem isso, a Junta não evolui, há uma ousadia nossa porque vocês provocam isso. Hoje temos um índice de 50% processos que entram em exigência. Um número muito alto que queremos baixar”, afirmou Carlos Araújo.
O diretor de registro da Juceal, José Correio Torres fez uma explanação sobre o Contrato Social. Informou qual a documentação necessária para uma protocolização correta no órgão, até chegar à formatação do documento. Ele ressaltou que os erros comumente cometidos poderiam ser evitados com uma verificação mais atenta do documento. Com isso, erros simples como a ausência da partícula de porte e natureza jurídica da empresa no corpo do contrato e até falta de data no fecho do documento poderiam ser evitados.
Torres ressaltou frequentemente que documentos importantes para auxiliar o profissional, como manuais de orientação e modelos de contrato, estão disponíveis no site da Juceal (http://www.juceal.al.gov.br/) .

Nova funcionalidade

A oficina contou ainda com a apresentação, pela nova equipe da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, de funcionalidade que será implantada no Portal Facilita Alagoas. O serviço apresentado permitirá que a protocolização do processo seja feita também de forma online, não necessitando que o cliente se desloque para o órgão de registro para dar entrada no processo.
Ainda em fase de ajuste, a funcionalidade foi explicada em detalhes para que os clientes pudessem também sugerir melhorias. Direcionada inicialmente para a constituição de empresário individual, o serviço permitirá que todos os documentos para protocolização sejam assinados digitalmente, retirando a necessidade de reconhecimento de firma.
“É mais uma ferramenta disponibilizada para vocês. Com isso o protocolo ficará aberto 24h, evitando gastos com deslocamento e tempo. Mas quem preferir continuar com o procedimento tradicional de protocolização na própria Junta, ele ainda ficará disponível. A nossa intenção nunca é atrapalhar o trabalho de vocês e, sim, aprimorar, porque isso também facilita o nosso trabalho”, explicou Kleber Pereira, gestor da Redesim em Alagoas.

Diálogo

Para uns a oficina foi o momento de estreitar o contato com a Juceal; para outros, o momento de tirar dúvidas específicas vistas no dia a dia. Este foi o caso da auxiliar administrativa Nair Araújo, que viajou de Delmiro Gouveia para participar da oficina.
“Estou há apenas seis meses lidando com isto [contrato social], mas é algo que eu vejo todo dia. As minhas dúvidas foram esclarecidas até pelas perguntas de outros colegas, como foi o caso das dúvidas sobre reativação. Por isso eventos do tipo são de suma importância”, disse a cliente.
Se os novos profissionais mostraram-se presentes, os clientes mais experientes também não deixaram de participar do evento. Profissional há 39 anos, o contador Djalma Leonardo Silveira também aprovou a iniciativa. “Gostei bastante. Com eventos como esse, eu não preciso tirar o tempo do servidor dentro da Junta para esclarecer as minhas dúvidas. Esse bate-bola é importante para o crescimento dos dois lados”, afirmou.
Ainda sem data marcada, a próxima edição da oficina será direcionada para os detalhes da consulta de nome empresarial.