Cidades
Arapiraca: Criação de Museu do Fumo é debatida durante simpósio
Isto porque Arapiraca foi construída sob o zênite da cultura do fumo. A economia em volta dele deu à cidade o status, em décadas passadas, de “Capital Brasileira do Fumo”. E a materialização de uma instituição museológica abrangeria não apenas o município, mas também outros nove que também cultivavam a planta.
O museólogo Antônio Andrade conduziu o debate, levantando a necessidade de um local para salvaguarda e memória de momentos que fazem parte da história e da identidade deste povo.
“Um museu é mais que um lugar de conservação e exposição de materiais; é um ambiente de pleno conhecimento e só conhecendo a importância de nosso passado para alinharmos nosso futuro”, coloca o especialista.
“A prefeita Célia Rocha preza pela construção de uma cultura participativa e democrática e nossa secretaria objetiva, com esse simpósio, convidar sempre a comunidade arapiraquense para contribuir, debater e promover juntos a ideia da criação do Museu do Fumo em Arapiraca”, comenta a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.
A movimentação econômica e cultural foi intensa à época que o “Ouro Verde”, como era conhecida a planta, estava em seu auge e é isto o que deve ser resgatado com a implementação dessa nova unidade museológica no município.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5UCRÂNIA
EUA devem agir se Zelensky estiver ligado à tentativa de assassinato de Trump, diz analista


