Geral
Menstruação e enxaqueca: conheça a ligação entre elas
Muitas mulheres sofrem do mesmo problema: alguns dias antes da menstruação chegar, a dor de cabeça aparece. Junto com ela vem o enjoo, mal estar, incômodo com a luz e o barulho. Tudo isso caracteriza a enxaqueca catamenial, que atinge 16 em cada 100 mulheres.
A explicação é simples: o corpo muda os níveis da produção de estrógeno e progesterona, que regulam o ciclo menstrual. “Esses hormônios sofrem uma oscilação durante a menstruação e por conta do baixo nível de estrógeno no sangue ocorre a enxaqueca catamenial”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli.
Nossos níveis cerebrais e a serotonina, que geram a sensação de bem-estar, são controlados pelo estrógeno. Se o corpo produz menos hormônio, a gente se sente bem em uma menor escala também e nossos vasos sanguíneos se dilatam, causando a enxaqueca.
Como resolver?
“As mulheres que são predispostas a enxaqueca podem optar pelas pílulas que contém a progesterona e sem pausa. Além disso, alguns anti-inflamatórios prescritos dias antes da menstruação podem diminuir os sintomas”, diz Dra. Erica.
Atividade física, acupuntura, fisioterapia, massagem, sessões de relaxamento e uma dieta balanceada com hidratação adequada também podem ser aliadas contra a dor de cabeça.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4
Prefeito Arthur Freitas acompanha obras do Minha Cidade Linda em Santana do Mundaú
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)


