Geral
Palmeira realiza VIII Conferência Municipal de Saúde
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, rumo à 15ª Conferência Nacional de Saúde, foi realizada, hoje, em Palmeira dos Índios, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios.
Idealizado pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, e teve como objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Secretários municipais, profissionais da área de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estiveram presentes ao evento.
A Conferência visa, ainda, garantir a saúde como direito humano e sua universalidade, integridade e qualidade do Sistema, com bases políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, mobilizando e estabelecendo diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, de uma maneira ampla. “Foi um avanço, mas ainda temos que ampliar muita coisa. O tem da Conferência é muito amplo, mas o nosso foco é a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário de Saúde do município, Aerton Lessa.
Qualidade de Vida
Para viabilizar as ações efetivas de saúde, em Palmeira, vários núcleos foram divididos para garantir a qualidade de vida da população palmeirense, que precisa envelhecer de maneira saudável.
Segundo o secretário a obrigação da atual administração é garantir a prevenção de algumas doenças, causadas pela maneira inadequada no preparo de alimentos que contém sal, e que aumentam o risco de hipertensão arterial. “Temos um programa de qualidade de vida, que monitora duas mil famílias. Até o final do ano, queremos ver os resultados que essas ações estão promovendo nas pessoas. A mudança de certos hábitos é fundamental para que alcancemos grandes resultados”, afirmou.
Ele disse, ainda, que as equipes da Secretaria visitam as famílias, semanalmente, e oferecem kits contendo temperos naturais, como o manjericão e a salsa, para que as famílias reduzam o consumo de sal. “Com isso, a pressão arterial também pode ser estabilizada e diminui o risco de doenças cardíacas. Esse é apenas uma das medidas que tomamos, entre tantas outras preventivas”, completou.
No próximo mês, vai ser realizada a VIII Conferência Estadual, onde vão ser apresentados os resultados das ações desenvolvidas em Palmeira dos Índios. E em setembro, é a vez da décima quinta Conferência Nacional de Saúde.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA



