Geral

Rozangela Wyszomirska inspeciona HGE e discute ações para melhorar assistência

17/07/2015
Rozangela Wyszomirska inspeciona HGE e discute ações para melhorar assistência
saal1722

Secretária visitou HGE e conferiu projeto de implantação da Central de Regulação. (Foto: Olival Santos)

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inspecionou, nesta quinta-feira (16), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e discutiu ações que visam a melhoria da qualidade do atendimento oferecido aos usuários do SUS. A unidade hospitalar é referência no estado em urgência e emergência, atendendo mais de 700 pacientes por dia.
No encontro foram apresentadas propostas, como a implantação de uma Central Estadual de Regulação e a instituição do Protocolo de Transferência do HGE.
O assessor técnico da Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, Amaury Carvalho Villar, fez apresentação de um plano, tendo como base os leitos de retaguarda, para evitar que haja superlotação no HGE.
Ele destacou alguns pontos que contribuem para que o número de atendimentos na unidade hospitalar fique sempre acima da sua capacidade e medidas que devem ser adotadas, tendo como base esses leitos.
Rozangela Wyszomirska informou que o HGE avança com a implantação de alguns serviços, que tem se tornado uma referência para o SUS, a exemplo das Unidades de Cirurgia Vascular e de AVC.
Pacientes de 80 municípios alagoanos têm sido atendidos na Unidade de Cirurgia Vascular, nos primeiros seis meses deste ano. A maioria dos que procuram o serviço são portadores de pé diabético e, por meio do novo tratamento, houve uma redução no número das amputações de membros inferiores. Com isso, o tempo de permanência também foi reduzido para três dias. Em 2013, foram realizadas nessa área 35 cirurgias; em 2014, 177 e este ano, já são 300 por mês.
Durante a inspeção realizada na unidade, a secretária de Estado da Saúde esteve no Setor de Ortopedia e de AVC, que é uma das principais causas de morte no hospital, tendo os idosos como suas principais vítimas.
“Estamos inspecionando periodicamente o HGE para constatarmos que necessita ser melhorado e quais as adequações são necessárias. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, nosso propósito é oferecer um serviço cada dia mais qualificado”, sentenciou Rozangela Wyszomirska, acompanhada da diretora da unidade, Verônica Omena.