Geral
Casal detecta pedras de gordura em rede de esgoto em avenida na Jatiúca

Serviço de manutenção, que começou na última quarta-feira (15), tem continuidade nesta sexta-feira (17) e segue até que a limpeza da tubulação nos pontos mais críticos seja finalizada (Foto: Ascom/Casal)
Em trabalho rotineiro de manutenção de redes coletoras de esgoto, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), detectaram pedras de gordura de grandes proporções capazes de obstruir tubulação e provocar extravasamentos, na Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca.
De acordo com o superintendente técnico da Casal, Walace Padilha, o resultado da operação comprova que os estabelecimentos, especialmente os restaurantes da avenida, não estão fazendo limpeza periódica das caixas de gordura.
Logo após a detecção do problema, a equipe de manutenção da Casal retirou o material que já obstruía a rede. O serviço de manutenção, que começou na última quarta-feira (15), tem continuidade nesta sexta-feira (17) e segue até que a limpeza da tubulação nos pontos mais críticos seja finalizada.
De acordo com Padilha, casos como esse podem e devem ser evitados. Basta que os responsáveis por estabelecimentos comerciais, principalmente os do segmento de alimentação, sigam a norma sobre lançamento de efluentes no sistema de esgotamento sanitário da Companhia.
A norma estabelece alguns procedimentos, como a exigência de cadastro das empresas que utilizam o sistema da Casal. Para preenchimento do cadastro, os estabelecimentos terão que apresentar amostras dos efluentes, comprovando que se enquadram no Regulamento da Companhia.
Somente após esse procedimento é que será autorizado o descarte. A norma também determina a responsabilidade dos clientes quanto à utilização do sistema de esgotamento sanitário e os pontos onde poderão ser lançados os efluentes.
Segundo a gerente de Controle Ambiental da Casal, Valeska Cavalcante, os efluentes de residências, restaurantes ou quaisquer prédios que contenham cozinhas deverão passar por caixas de gordura dimensionadas, de modo a permitir eficiente retenção da gordura. Estas caixas deverão ter manutenção adequada ao seu bom funcionamento, como limpeza periódica, sendo este serviço de responsabilidade do usuário.
O modelo-padrão das caixas de gordura é fornecido pela Casal. Basta que o interessado procure uma loja de atendimento ao cliente da companhia e solicite o projeto.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

