Geral
Astrônomos descobrem exoplaneta que é ‘gêmeo’ da Terra
Aos poucos a Terra poderá deixar de ser a única casa do ser humano. Um gripo de cientistas anunciou a descoberta de um novo exoplaneta que, com suas características, poderia ser habitado por humanos. Trata-se do Gliese 832c.
O exoplaneta descoberto orbita em torno da estrela anã vermelha Gilese 832 e fica razoavelmente longe da terra: 16 anos-luz de distância. Para se ter ideia, cada ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros, sendo que Marte, nosso “vizinho” para o qual nunca fomos, está 225,3 milhões de quilômetros de nós.
A questão que Robert A. Wittenmeyer, astrônomo que coordenou o projeto, discute, no entanto, não tem relação com distância. Segundo ele, o fato de o exoplaneta receber aproximadamente a mesma energia que a Terra recebe do Sol, faria dele habitável — mesmo ele sendo cinco vezes maior do que a Terra.
Os estudos agora partirão para outro ponto importantíssimo: a atmosfera desse exoplaneta. Segundo alguns especialistas, isso pode ser determinante para a possibilidade ou não de estadia humana lá. E depois, apenas muito depois, que haverá preocupação com a distância entre nós e o “gêmeo gigante” de nosso planeta.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


