Geral

Mais de 700 jovens iniciam curso preparatório para o Enem no Agreste

20/07/2015
Mais de 700 jovens iniciam curso preparatório para o Enem no Agreste
Aula inaugural, “Redação em Foco”, ocorreu no auditório Professora Bezinha, no campus da Uneal, na cidade de Arapiraca (Foto: Davi Salsa)

Aula inaugural, “Redação em Foco”, ocorreu no auditório Professora Bezinha, no campus da Uneal, na cidade de Arapiraca (Foto: Davi Salsa)

Centenas de estudantes de oito municípios da Região Agreste iniciaram, na tarde desta segunda-feira (20), na cidade de Arapiraca, um curso preparatório, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), para qualificar ainda mais os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Criado em 1998, o Exame tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do Enem os alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.
O curso é gratuito e tem como foco a prova de Redação. A aula inaugural, “Redação em Foco”, ocorreu no auditório Professora Bezinha, no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na cidade de Arapiraca.
De acordo com a coordenadora da 5ª CRE, Wilany Barbosa, estão participando mais de 700 estudantes das turmas de 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de Arapiraca, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, São Sebastião e Taquarana.
Ela adiantou que serão reforçadas as práticas da produção textual, direcionando esses conhecimentos às técnicas exigidas pelo Enem.
Ainda de acordo com Wilany Barbosa, as aulas prosseguem até o mês de outubro, quando será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem ser a garantia para a entrada dos jovens agrestinos na universidade.
“Tenho um objetivo na vida e quero muito conseguir entrar na universidade. A redação é muito importante para que a gente fique mais preparado e possa passar no exame”, disse a jovem Ívia Feitosa da Silva, que estuda na Escola Estadual Santos Ferraz, na cidade de Taquarana.
As aulas estão sendo ministradas por duas professoras da rede estadual, em horários alternados, para adequar ao cronograma regular dos estudantes.