Geral

Executivo e Judiciário dialogam com CUT e analisam panorama econômico

24/07/2015
Executivo e Judiciário dialogam com CUT e analisam panorama econômico
Secretários de Estado confirmaram que situação econômica dos próximos anos tende a ser melhor. (Foto: Julianne Leão)

Secretários de Estado confirmaram que situação econômica dos próximos anos tende a ser melhor. (Foto: Julianne Leão)

Secretários de Estado, desembargadores e servidores públicos reuniram-se, nesta quinta-feira, 23, para manter a política que vem sendo adotada pela gestão de Renan Filho, de governar ouvindo o servidor alagoano. Na tarde desta quinta-feira (23), estiveram presentes no auditório da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas os desembargadores Washington Luiz e Tutmés Airan de Albuquerque, além dos secretários Christian Teixeira (Planejamento) e Fábio Farias (Gabinete Civil), para tratar sobre as discussões acerca do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Fábio Farias falou sobre a situação financeira do Estado e do país, frisando que a dificuldade econômica, apesar de momentânea, é real. “A arrecadação do Estado não é fixa, logo, depende muito da economia”, ponderou o secretário.
Christian Teixeira destacou, contudo, que o governo tem trabalhado para trazer uma situação financeira e fiscal mais confortável para Alagoas nos próximos anos.
“O governo tem feito seu trabalho para diminuir as despesas. Temos cortado na carne, para dar equilíbrio às contas do Estado, buscando uma política de qualidade”, assegurou o secretário ao lembrar as ações realizadas pelo governo desde o início da gestão.
Os representantes da Central Única de Trabalhadores (CUT) reivindicam a reposição de 6,41% sobre o IPCA. Após estudos, planejamento e controle, o governo conseguiu oferecer a proposta de 5%.
“A partir do ano que vem a realidade do Estado já será melhor. O governo vem trabalhando para isso”, ressalta Christian Teixeira, ao destacar que é preciso avançar e discutir as demandas específicas de cada categoria, no sentido de viabilizar melhores condições de trabalho para todos.
A reunião foi encerrada com um apelo do secretário-chefe do Gabinete Civil.
“O pedido do governo para esse momento é que se entenda o momento de crise no país e no Estado. O servidor é a parte principal do governo. O apelo é para que possamos caminhar, em busca de novos avanços”, finalizou Farias.