Geral
Gestores de cultura do Sertão debatem ações integradas para a região

O município de Piranhas sediou o 4º Encontro Regional de Gestores de Cultura, que mapearam e identificaram as manifestações culturais do Sertão (Foto: Arquivo Secom e Ascom Secult)
As potencialidades culturais dos municípios sertanejos foram a pauta do 4º Encontro Regional de Gestores de Cultura, que reuniu secretários municipais da pasta, em Piranhas. O evento, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e prefeitura municipal, debateu a formatação de um roteiro cultural integrado.
Durante o encontro, os gestores mapearam e identificaram as manifestações culturais a fim de unificar um calendário intermunicipal de ações. A secretária Mellina Freitas, apresentou os programas Alagoas é Cultura no Interior (Pacin) e Fomento e Incentivo à Cultura (Fica) que visam democratizar o acesso a recursos e apoios no estado. “A cultura é essencial para o desenvolvimento social. O sertão é historicamente preterido, de forma injusta, na questão cultural. Neste encontro, nós formatamos projetos macros que integrarão os municípios sertanejos que beneficiaram toda a população”, declarou a titular estadual da pasta.
O deputado estadual Inácio Loiola participou da abertura do encontro e destacou a importância da cultura. “Parabenizo pela iniciativa de reunir os gestores de todo o estado a fim de promover uma reestruturação técnica sobre investimentos e iniciativas no segmento cultural”, disse o parlamentar. Na ocasião, os gestores compartilharam experiências e estabeleceram metas no âmbito da cultura. “Esta gestão tem priorizado o diálogo com os secretários municipais e alinhado as atividades, fomentando a nossa cultura”, destacou Patrícia Brasil.
A secretária Mellina Freitas ressaltou as políticas públicas voltadas para o resgate dos folguedos tradicionais e editais para diversos segmentos artísticos. A consultora do Sebrae, Silvana Correia, apresentou uma didática para nivelamento de informações de ações, alinhamento de planos e estabelecimento de metas para o desenvolvimento da cultura.
Estiveram presente no evento representantes dos municípios de Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Palestina, Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Olivença, Maravilha, Carneiros, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5
Santana do Ipanema em festa

