Geral
Seminário regional discute estratégias para elevação dos índices educacionais
Representantes dos 12 municípios do Litoral Norte do estado estiveram reunidos nesta segunda (27) e terça-feira (28), na sede da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Porto Calvo, para participar do I Seminário Regional de Ações Articuladas para Elevação dos Índices Educacionais de Alagoas.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) por meio de suas superintendências de Sistema (Suges) e Política (Suped), a formação visa fortalecer o desenvolvimento da educação básica, com a elevação dos índices educacionais alagoanos e o fortalecimento do Regime de Colaboração por meio de assistência técnica aos municípios.
O seminário foi apresentado em três grandes temáticas, que envolveram os temas ‘Alfabetização – processos metodológicos para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental’, conduzido pela gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ana Márcia Cardoso; ‘Legislação e as possibilidades para correção de fluxo e diminuição do índice de reprovação’, com palestra ministrada pela gerente de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar, Juliana Cahet; e ‘Avaliações em larga escola: desafios e dificuldades’, que foi apresentado pela gerente de Avaliação Educacional e Estatística Educacional da SEE, Cheila Francett Vasconcelos.
“Vamos plantar a semente da transformação, aproveitando o momento e a evolução da legislação, que nos dá esse preparo. Para tudo o que acontece com o aluno, desde a entrada até a saída da escola, tem uma legislação. Precisamos tê-la como aliada, como base para a escola”, declarou Juliana.
Regional
Observando o quadro de metas e resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região, que alcançou a média de 3,5 em 2013, o coordenador da 10ª CRE, Enoc dos Santos, comemorou a iniciativa.
“Se queremos melhorar os índices, precisamos fortalecer os municípios. Ações como esta são fundamentais, porque intensifica a aproximação e a parceria”, avaliou.
Segundo a chefe da Unidade Regional de Apoio Pedagógico às Escolas (Urape) da 10ª CRE, Fabiana Fagundes, o diagnóstico realizado pela coordenadoria e administração central, que consiste em acompanhamentos bimestrais de índices como reprovação e evasão e visitas de técnicos da SEE às escolas, têm possibilitado ajustes importantes para alcançar melhores resultados dos índices educacionais da região.
“Ainda temos desafios pela frente, dentre eles, o combate à evasão de alunos nos primeiros anos. Precisamos acolhê-los, motivá-los e conscientizá-los das possibilidades de recuperação. Eles gostam de desafios”, declarou.
Cronograma
Este foi o primeiro de vários seminários que serão realizados até outubro nas 13 CREs que compõem a rede estadual, atingindo os 102 municípios alagoanos. Confira a programação:
30 e 31/ 07 – 1ª CRE – Maceió
06 e 07/ 08 – 12ª CRE – Rio Largo
13 e 14/ 08 – 11ª CRE – Piranhas
24 e 25/08 – 9ª CRE – Penedo
27 e 28/08 – 8ª CRE – Pão de Açúcar
03 e 04/09 – 7ª CRE – União dos Palmares
10 e 11/09 – 6ª CRE – Santana do Ipanema
17 e 18/09 – 5ª CRE – Arapiraca
24 e 25/09 – 4ª CRE – Viçosa
01 e 02/10 – 3ª CRE – Palmeira dos Índios
08 e 09/10 – 2ª CRE – São Miguel dos Campos
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre



