Cidades
Prefeito Rui Palmeira empossa Conselho de Economia Solidária

Os representantes eleitos para o Conselho Municipal de Economia Solidária tomam posse hoje quinta-feira (30) às 9h, em solenidade a ser presidida pelo prefeito Rui Palmeira no Auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM). Em abril deste ano, foi realizada a eleição dos conselheiros, que representam quatro empreendimentos solidários de Maceió e quatro assessorias de apoio para fortalecer as ações de fomento ao segmento na capital alagoana.
A eleição é realizada a cada dois anos por voto democrático. Mulheres de Talentos, Coopvila, Artesã Criativa e Somando Talentos são os quatro empreendimentos solidários eleitos. Já a Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Iadec – Banco Cidadão, Unitrabalho e Centro de E.A.S. Bartolomeu (Ceasb) foram eleitos como apoio.
O papel do colegiado é analisar e fiscalização os projetos voltados ao segmento. “O conselho tem como principal atribuição analisar e fiscalizar todos os projetos voltados para o incentivo da economia solidária em Maceió. Essa eleição é importante porque dinamiza o trabalho da economia solidária a fim de fomentar, cada vez mais, o segmento na capital alagoana”, destaca a diretora de Economia Solidária da Semtabes, Michelli Larissa do Nascimento.
Criado pela Lei nº 5.839/2009, o Conselho Municipal de Economia Solidária integra a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária no Município de Maceió, que visa o desenvolvimento e fomento às empresas, cooperativas, associações, redes e empreendimentos de autogestão que compõem o setor da Economia Solidária, de forma a integrá-los ao mercado e a tornar suas atividades autossustentáveis, por meio de programas, projetos, parcerias e convênios.
Este Conselho é um órgão colegiado, tripartite, deliberativo, normativo e permanente. Foi criado e incluído na estrutura organizacional da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em nível de direção superior. O órgão tem como objetivos definir as políticas públicas a serem adotadas pelo Município para o desenvolvimento da Economia Solidária; instituir o Selo de Economia Solidária, para identificação, pelos consumidores, do caráter solidário e ecológico e constituir o Comitê Certificador, por representantes de Empreendimentos e Assessorias.
Os novos conselheiros serão empossados pelo Prefeito Rui Palmeira para a gestão 2015/2017.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF