Cidades

Vereador Edvaldo critica intransigência de gestor durante greve dos trabalhadores da Educação

01/08/2015
Vereador Edvaldo critica intransigência de gestor durante greve dos trabalhadores da Educação

edvaldoeduca2

A intransigência da administração de Delmiro Gouveia em não aplicar o reajuste dos trabalhadores da educação em consonância com o piso nacional, provocou uma paralisação dos profissionais que já dura mais de 40 dias. A greve busca chamar a atenção da sociedade para o ato extremista do gestor, que se nega a repassar os 13,01% solicitado pela categoria.
O impasse tem levado os trabalhadores a diversas atividades e contam com o apoio do vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB), que também é professor. Para Edvaldo, este impasse só tem prejudicado aos alunos e o calendário escolar. Ele frisa que o piso nacional é lei e precisa ser cumprido pela gestão municipal. “O que estamos vendo em Delmiro é uma verdadeira falta de compromisso com a população, em especial nossos estudantes e profissionais da Educação. O prefeito precisa entender que não é da forma que ele quer, mas sim como diz a lei. Como professor e vereador tenho dado apoio irrestrito aos profissionais porque esta é uma luta legítima”, disse Edvaldo.
O vereador cobra do prefeito sensibilidade para a resolução do problema, uma vez que a greve já dura mais de 40 dias. “Solicito ao gestor sensibilidade para o problema, que analise a questão com melhores olhos para que isso seja resolvido. Houve uma conversa com o Sinteal e ele ofereceu 6,5% de aumento, o que não foi aceito pelos trabalhadores, demonstrando essa falta de tato da administração municipal. São mais de 40 dias de paralisação e isso é um absurdo. É preciso compromisso com a Educação, mas até de ilegal o prefeito quer chamar essa greve, inclusive querendo cortar o ponto dos trabalhadores e descontar os dias paralisados e isso é inadmissível”.
Edvaldo tem participado ativamente das atividades de paralisação, como caminhadas pelas ruas da cidade e assembleias, discutindo com os profissionais e auxiliando em algumas diretrizes junto ao Sinteal. “Estou presente em diversos momentos e atos dos professores porque acredito nessa luta. Participo das assembleias e busco ajudar os trabalhadores em algumas questões. Entendo essa batalha como de toda a sociedade e não apenas de uma grupo e por isso poderão contar sempre com o meu apoio”, falou.
O vereador Edvaldo tem sido um grande incentivador pela Educação de qualidade em Delmiro Gouveia. Entre algumas das contribuições do seu mandato foi no Plano Municipal de Educação (PME), com a inclusão da eleição dos diretores, que faz parte do Eixo de Gestão Democrática, uma das grandes reivindicações dos profissionais da educação para garantir a autonomia nas escolas. A escolha, que será através do voto direto da comunidade escolar, retira a prerrogativa de escolha do gestor pelo prefeito.
Essa modificação foi uma das apontadas pelo vereador, que frisou a importância dessa escolha direta. “ A votação do Plano Municipal de Educação é o encerramento de um ciclo de reuniões, audiências e debates que foram realizadas. Este é mais um documento que serve de instrumento para a sociedade e os trabalhadores da educação. Uma das contribuições que eu sempre defendi para a nossa população é da escolha direta do diretor pela comunidade escolar, o que garante mais autonomia nas escolas porque o cargo será ocupado por alguém que realmente os pais, alunos e trabalhadores deseja, e não apenas um fantoche de gestor municipal”, frisou o vereador.