Geral

Terceira Sala de Apoio à Amamentação do Estado é inaugurada

05/08/2015
Terceira Sala de Apoio à Amamentação do Estado é inaugurada
Empresas interessadas em implantar a iniciativa terão todo o apoio possível. (Foto: Adailson Calheiros)

Empresas interessadas em implantar a iniciativa terão todo o apoio possível. (Foto: Adailson Calheiros)

As Salas de Apoio à Amamentação são destinadas às mulheres que trabalham e precisam continuar amamentando no retorno da licença maternidade. Atendendo a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida, Santa Casa de Maceió implantou, nesta quarta-feira (5), uma Sala de Apoio a Amamentação, que contou com o apoio técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Conforme esclareceu a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança da Sesau, Socorro Marques Luz, a iniciativa imuniza a criança, evitando que ela adoeça e, consequentemente, que a mãe falte ao trabalho ou mesmo fique preocupada.
“Promover à saúde da criança e da mãe traz benefícios também para a qualidade do trabalho”, pontuou a coordenadora.
“Com a instalação da Sala de Apoio a Amamentação nas empresas, as colaboradoras terão como dar continuidade ao aleitamento materno, porque ela vai armazenar o seu leite e levar para casa, como também aliviar-se quando a mama estiver cheia”, explicou Socorro Marques Luz. Ainda segundo ela, à medida que a mãe faz a coleta do leite, a produção aumenta e ela pode guardá-lo em locais apropriados no freezer para levar para casa.
Polyane Cavalcanti, supervisora da creche da Santa Casa de Maceió, onde a sala foi implantada, informou que a medida é mais um benefício às colaboradoras da unidade, que podem ordenhar o leite durante a jornada de trabalho.
Para isso, o espaço conta com a estrutura de poltrona, freezer, potes para coleta, caixa térmica para transporte do leite e material de ordenha, como avental, gorro e máscara.
“É um investimento mínimo, no entanto, oferece um grande incentivo às mulheres da Santa Casa de Maceió, que representam três quartos dos nossos colaboradores”, afirmou o provedor da Santa Casa, Humberto Gomes de Melo.
De acordo com ele, a inauguração da sala acontece ainda num momento propício, quando é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com tema “Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de todos”.
A diretora estadual do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Gardênia Santana, reafirmou que a medida garante benefícios para o bebê, para a mãe e para as próprias empresas. “É importante que os direitos trabalhistas sejam respeitados e que a iniciativa se multiplique entre as empresas alagoanas”, concluiu.
Iniciativa – As Salas de Apoio à Amamentação estão presentes em três instituições do Estado. A primeira a ser inaugurada foi no Hospital Unimed Maceió, depois na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e agora na Santa Casa de Maceió.
As empresas que quiserem colaborar com as suas funcionárias, podem entrar em contato com o Núcleo de Saúde da Criança da Sesau, pelo telefone 3315.2874. A equipe vai fornecer toda a orientação necessária e o apoio técnico para que as empresas implantem a iniciativa.